O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, editou decreto nesta quarta-feira (8), determinando a exigência de comprovante de vacinação contra covid-19 para acesso às repartições públicas do Poder Executivo Municipal.
A decisão já está em vigor e de acordo com o decreto, leva em conta a proteção de toda a coletividade e a redução dos riscos da doença e de outros agravos.
Um decreto anterior, o de nº 17.527 já obrigava a vacinação dos servidores públicos e estagiários do Município. Agora a medida atinge a todos que quiserem entrar nos órgãos públicos.
Na prática, deverá ser exibido, na recepção, o comprovante de vacinação pelas pessoas cuja imunização já tenha sido contemplada pelo Plano Nacional do Ministério da Saúde.
Para o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, o decreto é fundamentado diante da necessidade de proteção constante e na prevalência dos direitos à vida e à saúde.
“Na prática, só não se vacinou quem não quis, pois a prefeitura tem feito um trabalho extraordinário de vacinação. Observo que tivemos, neste ano, mais de 1.460 mortes e, deste total, 1.400 não tinham tomado a vacina. Com isso, percebemos que o que contribui para salvar vidas é a vacina”, afirma.
Fonte: Rondoniagora