Ao todo 233 pacientes de Vilhena que aguardavam cirurgias de catarata passarão por cirurgia nesta semana através do Projeto Visão, da deputada federal Jaqueline Cassol em parceria com a Prefeitura de Vilhena. Os pacientes foram chamados da lista de agendamentos da Regulação do Governo do Estado, e estão sendo operados por empresa contratada no prédio da Neonatal. Lançado na cidade no fim de 2019, o projeto chegou a iniciar a segunda etapa em março de 2020, mas a pandemia exigiu a suspensão das cirurgias eletivas e agora a iniciativa pôde ser retomada.
“Agradecemos a deputada federal Jaqueline Cassol por estar proporcionando através desse recurso a possibilidade dessas pessoas recuperarem algo tão importante, que é a visão. Quando ela lançou esse projeto, foi destacado que andando pelo Estado, ela percebeu que nossos pioneiros estavam perdendo a visão, pessoas que abriram mão de um conforto que tinham e tiveram a coragem de vir para cidades ainda em processo de formação”, assegurou o prefeito Eduardo Japonês.
Com emenda de R$ 2,4 milhões destinada pela deputada Jaqueline Cassol, serão realizadas, até o fim do projeto, cerca de mil cirurgias. “Com a vacinação avançando e a queda nas taxas de contaminação foi possível retomar a realização das consultas que ainda faltavam ser feitas. Agora chegamos ao momento das cirurgias para os pacientes de Vilhena e também do Cone Sul, que aguardavam há muito tempo por esse procedimento que restabelece algo extremamente importante, a visão”, explica o secretário municipal de Saúde, Wagner Borges.
A diretora do Hospital Regional de Vilhena, Weslaine Amorim, que vem acompanhando os procedimentos realizados, destacou a necessidade de os pacientes com visão comprometida buscarem atendimento logo nos primeiros sintomas. “A gente percebe que quando é anunciado esse tipo de mutirão, muitas pessoas procuram a gente para saber como podem ser atendidos. Para estar apto é primordial que o paciente já tenha sido atendido em um posto de saúde, que vai encaminhar para a Regulação, onde será feito o agendamento para a cirurgia ou exames adicionais. Somente assim a pessoa consegue participar dos mutirões”, comenta.
Por sua vez, a deputada federal Jaqueline Cassol comemorou a retomada das cirurgias em Vilhena e em outros municípios também atendidos pelo projeto. “Meu coração se enche de alegria em saber que tantos rondonienses voltaram a enxergar por meio do Projeto Visão. Os próximos a serem atendidos serão os pacientes que necessitam de cirurgias de pterígio”, garantiu a deputada.
70% dos moradores beneficiados são de Vilhena e 30% pacientes de Chupinguaia, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Pimenteiras e Corumbiara. Os recursos viabilizados pela deputada custeiam insumos, equipamentos, medicamentos e equipe médica. Em Rondônia o total de investimento da deputada para o Projeto Visão soma R$ 6,1 milhões.
Mais informações sobre a Saúde podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional, 3322-2945.
Semcom