A prefeitura de Porto Velho informou nesta quarta-feira (17) que vai seguir a orientação do Ministério da Saúde (MS) para aplicar a dose de reforço em pessoas que foram imunizadas com a vacina da Janssen contra a Covid-19.
Segundo prefeitura, a assessoria do Programa Nacional de Imunização (PNI) no estado aguarda a publicação de uma nota técnica do MS para liberar a aplicação da dose adicional e o quantitativo de doses que devem ser enviadas ao município para o reforço na imunização deste público.
A administração municipal também ressaltou que a imunização com a vacina da Janssen iniciou no fim do mês de junho, e desde então, 9.635 foram vacinados com a Janssen em Porto Velho.
As pessoas que tomaram a vacina da Janssen, que até então era de dose única, vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante antes de tomar uma dose de reforço
O tempo de intervalo entre a primeira e a segunda dose da Janssen será de dois meses. “Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete a nós [Ministério da Saúde] as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses. A Janssen chegou em junho/julho, então estamos no tempo esperado”, explicou Rosana Leite de Melo, secretária extraordinária do ministério.
Na terça (16), o Ministério informou que a pasta vai começar a distribuir as doses da Janssen a partir da próxima sexta-feira (19) e que o governo também prevê divulgar aos gestores, uma nota técnica para esclarecer eventuais dúvidas.
Após a administração da segunda dose da Janssen, os brasileiros imunizados com a vacina poderão procurar os postos depois de cinco meses para receber a dose de reforço. “A sequência é: completou os cinco meses da segunda dose, essa pessoa receberá a dose de reforço, preferencialmente com uma vacinação heteróloga [ou seja, com imunizantes diferentes]”, informou o ministro da saúde. Marcelo Queiroga.
Por: diariodaamazonia