Organizado para atender pacientes que já tenham atendimentof agendado na regulação do Estado nas cidades do Cone Sul, o programa “Saúde no Interior” acontece em Vilhena nos próximos sábado e domingo, 30 e 31 de outubro, no CER (Centro Especializado em Reabilitação). Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde com apoio da Prefeitura de Vilhena, o mutirão de consultas e procedimentos deve alcançar mais de mil atendimentos.
O secretário municipal de Saúde, Wagner Borges, explica como os pacientes poderão se beneficiar do projeto. “Aqueles que estiverem na lista de regulação devem ir ao CER no dia 30, onde receberão uma senha e serão encaminhados para a especialidade da qual necessitam de atendimento. É necessário apresentar cartão do SUS, documento pessoal com foto e documentos relacionados à situação médica em mãos, como pedidos e encaminhamentos. O Estado vai disponibilizar também alguns medicamentos, sendo necessário a apresentação de receita médica. É um projeto muito importante, pois com a pandemia e a suspensão das cirurgias eletivas devido ao perigo de contágio pela covid-19, temos agora uma grande lista de espera para cobrir”, explica.
Por sua vez, a coordenadora das unidades de média complexidade da Saúde municipal de Vilhena, Weslaine Amorim, garante que será uma ação abrangente. “Nossa expectativa é que sejam feitos cerca de 1.000 procedimentos nesses dias. As ações a serem realizadas serão nas especialidades de ginecologia, oftalmologia, ortopedia, urologia, geriatria, neuroclínica, cardiologia, infectologia, clínica geral, endocrinologia e também serão realizadas 30 cirurgias eletivas entre, vesícula, hérnia e histerectomia, assim como exames complementares como os laboratoriais, raio-X, eletrocardiograma, mapa, holter e oftalmológico. E para ser atendido é preciso estar na Regulação, o intuito dessa ação é diminuir a fila de espera nessas áreas que o projeto oferece”, explica
O prefeito Eduardo Japonês destaca a importância da parceria do município com o Governo do Estado para produzir bons resultados. “Ações conjuntas sempre dão melhores resultados, afinal, costumo dizer que ninguém é bom sozinho. Dessa forma, agradeço ao Fernando Máximo, secretário estadual de Saúde e ao governador Coronel Marcos Rocha pela disposição em olhar com carinho por Vilhena”, completa.
Mais informações sobre Saúde em geral podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional 3322-2945.
Semcom