O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve anunciar, em breve, o concurso para preencher mais de sete mil vagas. Com a realização do certame, será possível reduzir os gastos com militares e aposentados que foram contratadas para trabalhar por falta de servidores.
O edital não foi lançado até o momento porque o Ministério da Economia ainda precisa emitir a autorização do concurso. O presidente do INSS, Leonardo Rolim, em entrevista ao Correio Braziliense, informou que os custos anuais com salários de militares e aposentados são de R$ 96 milhões. Ainda de acordo com ele, existe uma escassez na área de análise dos processos dos segurados.
amental. Mas demora um pouco, tem custo e é preciso aprovação na LOA. Enquanto isso, a expectativa de aposentadorias subiu, por isso precisamos da contratação de temporários”, explicou.
Vagas no concurso INSS
A nota técnica de nº 15/2021, que foi publicada pelo INSS em junho deste ano, informou que o concurso público tem previsão de abrir 7.575 vagas para os cargos de Técnico (6.004) e Analista (1.571). A carga horária para ambas as funções será provavelmente de 40 horas.
Os servidores aprovados também terão gratificações que serão acrescidas, são elas:
- Auxílio-alimentação;
- Plano de saúde;
- Auxílio natalino.
O edital do concurso pode ser publicado neste ano de 2021, mas ainda não existem confirmações. Por sua vez, as provas devem ser realizadas até abril de 2022, já que é ano eleitoral e existe um prazo para realização de concursos. O INSS terá a responsabilidade de publicar o edital e contratar da empresa que realizará o certame.
Veja as disciplinas que foram cobradas no último concurso INSS:
- Raciocínio Lógico;
- Língua Portuguesa;
- Regime Jurídico Único;
- Conhecimentos Específicos;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Informática;
- Ética no Serviço Público.
Fonte: Tudo Bahia