O comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Almeida, anunciou na manhã desta segunda-feira (9), o início da Operação Retorno ao Saber – uma ação de proteção aos estudantes e servidores da Educação. Com o início das aulas presenciais, o temor é que haja assédios aos estudantes por criminosos diversos e ainda o risco de furtos e assaltos nas regiões escolares.
Segundo o comandante, o objetivo é intensificar a ostensividade policial militar próximo às escolas públicas e particulares sediadas dentro das áreas de competência do Comando Regional de Policiamento I (CRP-I), da cidade de Porto Velho e Guajará Mirim, nos horários de início e encerramento das atividades escolares. A Operação se estenderá durante o mês de agosto de 2021 e terá também ações de apoio ao trânsito devido ao aumento de fluxo de veículos no período.
O coronel Alexandre Almeida considerou a importância dos órgãos de segurança pública adotarem as medidas preventivas, no sentido de garantir que a volta às aulas ocorra de maneira segura. “Os alunos devem desfrutar da proteção que lhes é devida, em especial, neste momento de instabilidade social em face da pandemia da Covid-19 que, direta ou indiretamente, afetou a frequência às aulas”, destacou.
Os crimes mais comuns nos entornos de escolas são furtos, roubos, tráfico de drogas, aliciamento de menores e adolescentes.