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5 passos para entender o Marketplace e dominar os métodos de vendas


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“Alô, alô… esse é o carro do ovo passando no seu Facebook”.

Será que você já viu um anúncio como esse no seu Marketplace? Eu ficaria chocada demais se respondesse que sim, mas não duvidaria, já que aqui é Brasil. E hoje nós vamos falar justamente disso: Marketplace!

Se você não sabe o que é, como funciona e nem quem sou eu… muito prazer! Me chamo Mizellen Amaral e estou aqui para te ajudar a conquistar um pouco de independência no mundo digital, para vender mais e se aproximar dos seus clientes de um jeito muito especial.

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Se quiser me acompanhar depois desse artigo, é só me seguir lá no Instagram (@mizellenamaral) e ficar por dentro de conteúdos incríveis e fresquinhos! Eu posso ser um pouco “alucicrazy”, mas esse é meu jeitinho de te ensinar!

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Agora vamos para o que interessa, não é?

MAS AFINAL: O QUE É UM MARKETPLACE?

Para começar de forma polêmica, o Marketplace não é uma ferramenta exclusiva do Facebook… sim, meus amigos! Marketplace na verdade, é um espaço virtual onde a comercialização de produtos é feita amplamente.

O termo Marketplace vem das derivações (market: mercado) + (place: local). O resultado é um lugar onde várias empresas e consumidores estão ativamente fazendo comércio, utilizando em específico o meio digital para isso.

SE NÃO É SÓ FACEBOOK, ENTÃO ONDE MAIS ESTÁ ESSE TAL MARKETPLACE?

Eu tenho uma dica: você usa todo dia (ou sempre que está com preguiça de cozinhar!)…

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Isso mesmo, o sistema de delivery é um bom exemplo de Marketplace. Veja bem, ele tem todos os requisitos para ser um: as vendas são realizadas on-line, várias empresas estão ali oferecendo produtos, o comércio é em modo B2C. IFood, Rappi, Delivery Much, Uber Eats… o que essas empresas têm em comum? Oferecem espaço para que outras empresas exponham seus produtos.

Está pouco ou quer mais um? O site da empresa Americanas também é um bom exemplo de Marketplace. Além de comercializar seus próprios produtos, eles também abrem espaço para que outras empresas anunciem por meio da plataforma.

E tem coroa para o sistema? Mas claro que sim, quem você pensa que chegou aqui quando tudo era mato? A gigante Amazon! Responsável pelo título de (apenas) uma das maiores no setor de varejo do MUNDO, a empresa faturou R$ 400 milhões em 2016. O que começou com a venda de livros em larga escala, hoje é um dos sites mais procurados para compras online.

COM TANTO LUGAR, PARA ONDE EU VOU?

Para onde os ventos sejam mais fortes, meu caro e minha cara empresários…

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Veja bem: faz sentido vender beterrabas para quem quer comprar botinas? Óbvio que não. Se você é um vendedor de beterrabas, precisa ir para um lugar onde estão os compradores de beterrabas. “Eu não estou entendendo essa lógica, Mizellen…”.

Vamos ser práticos. Uma pessoa faminta, ao 12h30min não vai abrir a Americanas procurando por uma deliciosa marmita. Ela irá abrir o Ifood ou o Delivery Much. Se você vende comida pronta, doces, etc., faz mais sentido estar na Americanas ou no Delivery Much? Exatamente, no Delivey…

E eu espero que você tenha escolhido essa resposta!

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O primeiro passo para escolher o “lugar certo” para anunciar seus produtos é entender o comportamento dos seus clientes. Mas esse é um papo para discutirmos outro dia, com calma e malemolência.

Quer uma dica para agora? Comece a conhecer o seu cliente. Entenda onde ele vai quando precisa do seu produto: Marketplace, Facebook, Instagram… saiba onde ele está. Isso já vai te dar uma luz gigante sobre para onde você deve ir.

TUDO O QUE É BOM DURA POUCO?

E bem pouco mesmo! Felizmente para você, eu me despeço aqui, mas estou lá no Instagram. É só clicar neste link, e ir me conhecer um pouco mais e ler outras coisas que eu já ensinei por lá. Todo dia tem post novo, já curte e engaja para eu saber que você está lendo esses artigos aqui!

Abraços e coração da sorte para o seu negócio!

(PS: todo mundo que compartilhar esse artigo com um amigo vai ter uma ótima notícia ou uma semana de vendas! Está lançada a sorte).

Até a próxima!

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