A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), através das equipes compostas pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), PATAMO do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM), Operações com Cães (Canil) e 11º Batalhão de Polícia Militar (11ºBPM), autuaram um infrator por realizar uma desmate de floresta nativa em área de reserva legal no dia 3 de agosto em São Francisco do Guaporé-RO.
As esquipes participavam da Operação Hórus, que foi desencadeada em todo Vale do Guaporé e, após verificar informativos de desmatamento emitidos pelo sistema DETER/INPE, levantados via satélite, indicando uma grande área desmatada, as equipes se deslocaram até o local constatando o crime ambiental. O desmate somava uma área de 207 (duzentos e sete) hectares, gerando um auto de infração no valor de R$ 1.040.000,00 reais em desfavor do infrator.
O desmate foi realizado em uma região de floresta nativa em área de reserva legal de domínio privado, e o infrator não possuía prévia autorização do órgão ambiental competente para retirar vegetação daquela área.
Diante de toda situação que foi constatada, as equipes confeccionaram a documentação necessária, que responsabiliza administrativamente e criminalmente o infrator, para que o mesmo compareça em juízo.
Fonte: P5/11ºBPM e P5/BPA