Rondônia completa, nesta segunda-feira (19), seis meses de Campanha de Vacinação contra a Covid-19. O primeiro lote de vacinas chegou no estado no dia 19 de janeiro de 2021 e, desde então, apenas 200.688 foram totalmente imunizadas ( com doses ou dose única), o que representa 11,17% da população vacinável.
Segundo o Painel Covid do Governo de Rondônia, 1.293.318 pessoas estão aptas a receber a vacina. Desse total, 618.953 pessoas já tomaram a 1ª dose da vacina
Primeiros vacinados
Rondônia foi o último estado brasileiro a receber os imunizantes, em janeiro. Na ocasião, 49 mil doses da CoronaVac chegaram e os primeiros vacinados foram Karina Zingra, médica do Hospital de Campanha da capital, Márcio James, enfermeiro do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e o indígena Elivar Karitiana.
2ª dose antecipada
A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) autorizou a redução do intervalo da segunda dose da vacina AstraZeneca e da Pfizer.
Segundo ofício assinado pela Agevisa e enviado ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), a segunda poderá ser aplicada nos seguintes prazos:
- 45 dias para AstraZeneca
- 60 dias para Pfizer
A Agevisa explicou ainda que, cada município vai definir o calendário de aplicação do imunizante.