Começou nesta semana a construção de mais gaveteiros no cemitério Cristo Rei. A obra faz parte do plano de estruturação do atual cemitério, com ampliação vertical, para que o local comporte a demanda até a conclusão do novo cemitério. O prazo de entrega dos gaveteiros é para os próximos 60 dias, disponibilizando um total de 420 novas sepulturas.
A empresa vencedora da licitação e que está realizando a obra é a F.R de Oliveira Limpeza e Construção LTDA com investimento total de R$ 363,8 mil. A obra faz parte do projeto de expansão do Cemitério Cristo Rei, que já vinha sendo executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Serão construídos sete blocos de gaveteiros com 60 unidades cada, totalizando 420 novos túmulos verticais, inspirados em projetos semelhantes em grandes cemitérios do país.
Para o secretário municipal de Obras, Marcelo “Boca”, o novo sistema foi bem aceito e funciona a contento. “A empresa contratada nos entregará a obra em até 60 dias, se tudo correr bem. A opção por gaveteiros é uma tendência que deve prosperar pela praticidade, economia nos custos e principalmente por poupar espaço dentro do cemitério, haja vista que quase já não temos terrenos para sepultamentos”, lembra Marcelo.
NOVO CEMITÉRIO – Em março deste ano, a Câmara dos Vereadores de Vilhena aprovou o Projeto de Lei 5.825/2020, que trata sobre a construção do Novo Cemitério Municipal. Com abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 935 mil, o projeto é proveniente do convênio n° 005/2019, firmado entre o Município de Vilhena e a empresa JBS/SA.
“Este novo cemitério, será uma solução dos problemas que tínhamos com o cemitério Cristo Rei. Estamos dando atenção ao atual cemitério, mas com nossos olhos voltados para a solução definitiva que é o novo. Vamos enfrentar com coragem os grandes problemas crônicos da cidade, resolvendo esta celeuma já anunciada há anos. Pretendemos iniciar a obra ainda na metade final deste ano com esse recurso já aprovado para a primeira etapa da obra, que envolve a construção do muro de limitação do terreno e parte da pavimentação”, explica Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena.
Quando concluído, o cemitério novo terá quatro capelas, almoxarifado, salas administrativas, muro, pistas de acessos, gramado, jardins, banheiros, oratório, depósito e será envolto por uma área verde de 6,8 mil m².
Com uma área de 86 mil metros quadrados, a expectativa é que este novo cemitério tenha aproximadamente 20 mil vagas, o dobro do atual, sendo dividido em seis alas, duas para gaveteiros, uma para ossuário, uma para cemitério vertical e duas para cemitério parque, que terão, respectivamente, enterros de gavetas subterrâneas triplas ou sêxtuplas.