Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

PF é acionada para investigar denúncias de fraude nas provas do Revalida


Banner


Reprodução

O deputado federal e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT-SP), protocolou nesta terça-feira (13) um ofício junto à Polícia Federal solicitando que o órgão abra um procedimento para investigar denúncias de fraude e irregularidades nas provas do Revalida.

Revalida é o programa que certifica médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros a atuarem no país. Nos últimos dias, Padilha vem recebendo uma série de denúncias de profissionais que fizeram o exame no último final de semana.

Antes de acionar a PF, o deputado já havia encaminhado ofício ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, pedindo esclarecimentos.

- Advertisement -
- Advertisement -

As denúncias dão conta de que foram vazadas fotos dos scripts de atores contratados para simular sintomas de pacientes para diagnóstico dos médicos que realizaram a prova. Além disso, há relatos dos candidatos afirmando que eles ficaram presos em salas das 12:00 às 19:00 sem que fosse oferecido qualquer tipo de refeição.

- Advertisement -

“Há relatos de uma estação que trazia um caso clínico de um paciente cujo diagnóstico deveria ser feito apenas através de um resumo da história clínica (impresso no papel) e uma lâmina de histopatologia (esfregaço periférico) SEM LAUDO”, diz um médico em carta enviada a Padilha.

“Choque”

No ofício apresentado à Polícia Federal, Padilha afirma que as denúncias de fraudes e irregularidades na prova do Revalida causam “verdadeiro choque” por conta da crise sanitária que assola o país e a consequente necessidade de mais médicos atuando no sistema de saúde.

O tema do REVALIDA tem sido de grande preocupação do Congresso Nacional, nisso incluído de partidos que representam as mais diversas ideologias. Deste modo, é o presente ofício para requerer a Vossa Excelência atenção especial ao tema, com extrema celeridade que o a crise sanitária exige de todos nós servidores públicos”, escreveu o parlamentar.

Constrangimento

Em um dos relatos enviados a Padilha, um médico cita o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pergunta: “Vocês pretendem avaliar o conhecimento de cada médico ou constrangê-los? Não seria o médico patologista, o especialista adequado para interpretar estes estudos?”

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z