A quantidade de buracos na BR-429, que liga Alvorada do Oeste (RO) a Costa Marques (RO), tem gerado reclamações dos motoristas de carros e caminhões.
Segundo os condutores, em alguns trechos da rodovia a situação está tão crítica que os veículos mais baixos chegam a ficar presos nas ‘crateras’, causando danos materiais.
Em um vídeo postado nas redes sociais e assistido mais de 15 mil vezes, o motorista Luiz Carlos Souza mostrou que a situação fica caótica principalmente à noite, pois não é possível ver os grandes buracos com antecedência.
“Tive que parar porque não aguentei. Estou há 70 quilômetros levando pancada. Olha a quantidade de buracos. É vergonhoso um pai de família, que paga impostos, passando por essa situação. Você tem que escolher o buraco onde vai cair”, afirma.
Os motoristas dizem que o pior trecho de buracos está em uma região conhecida como Serra da Onça, entre Alvorada do Oeste e a cidade de São Miguel do Guaporé.
Esse trecho costuma ter bastante movimentação de carretas com bovinos, que precisam ir até o frigorífico de São Miguel.
“O povo pede socorro, ninguém faz nada. A situação da nossa BR está feia”, afirma a motorista Alessandra Costa.
Ao Bom Dia Amazônia, o motorista Lourival enviou um vídeo também registrando dificuldade em trafegar pela BR-429. “A BR pede socorro, o povo tá revoltado com o trecho abandonado”, disse.
Qual a previsão de reparo na BR?
O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), responsável pela manutenção da via, informou à Rede Amazônica nesta quinta-feira (20) que houve a abertura de uma licitação para que a rodovia receba os devidos reparos.
De acordo com o superintendente do Dnit em Rondônia, o processo licitatório já foi concluído e agora vai ocorrer a assinatura do contrato com a empresa. O órgão garantiu que o serviço de tapa-buraco vai iniciar nos próximos dias.