Quatro pessoas foram presas em Chupinguaia (RO), no sul do estado, durante patrulhamento da Polícia Militar (PM) em uma região de conflito agrário da fazenda Nossa Senhora Aparecida, na sexta-feira (14).
Segundo a PM, após moradores da região denunciarem constantes ameaças os agentes iniciaram uma fiscalização pelo local e se encontraram com os invasores da fazenda. Os policiais narram que foram emboscados e atacados com pedras e bombas.
Entre os suspeitos estava um homem montado a cavalo jogando pedras com estilingue e uma jovem com um revólver que atirou contra os policiais. Eles revidaram usando balas de borracha.
Após o confronto, os suspeitos foram detidos e levados para a delegacia de Vilhena (RO). Eles foram autuados pelos crimes de dano e depredação, associação criminosa e posse irregular de arma de fogo.
A Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Chupinguaia, é uma das três fazendas que surgiram da divisão das terras da Fazenda Santa Elina, onde ocorreu o Massacre de Corumbiara. Por esse motivo, a área é uma espécie de símbolo da luta dos camponeses pela terra. A área da antiga Fazenda Santa Elina foi invadida em 2020.