Resultado é mostra taxa de contaminação 28% menor que na última testagem feita, há duas semanas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) terminou de compilar os dados das 345 pessoas que foram testadas para covid-19 neste sábado. A ação durou das 8h às 15h revelando 30 novos casos positivos, o que representou 8,6% do total de examinados. Visto que o tabelamento dos dados encerrou após o fechamento oficial do boletim de hoje, os dados serão incluídos no boletim de amanhã. Na testagem anterior, feita no fim de março, a porcentagem foi de 12%, consolidando, assim, uma queda na taxa de contaminação dos testados em 28%.
Na última campanha de testagem, realizada nos dias 30 e 31 de março e 1° de abril, foram examinadas 756 pessoas. Destas 665 (88%) não estavam com o vírus, enquanto 91 (12%) testaram positivo.
Ambas as campanhas de testagem foram voltadas para: (1) pessoas que estejam com sintomas já há pelo menos dois dias ou no máximo sete dias e (2) pessoas que tenham tido contato recente com paciente com covid-19.
A aplicação do teste de antígeno faz parte da iniciativa “Mapeia Rondônia”, com testes de antígeno enviados pelo Governo de Rondônia. O exame tem seu resultado revelado em até 15 minutos e é capaz de detectar a presença do sars-cov-2 no início da infecção, ainda nas vias nasais do paciente. Todos os positivados receberam encaminhamento para o Ambulatório Covid-19, onde poderão receber atestado médico, receita para medicamentos, orientações de cuidado e, se necessário, até mesmo transferência de internação.
O teste, porém, não detecta o vírus em pacientes que estejam com mais de sete dias de sintomas, visto que a infecção já não se encontra mais nas vias nasais, e sim no pulmão. Para estes casos, o paciente deve se dirigir ao Ambulatório Covid-19, que atende ao lado do CEV (Centro de Especialidades Vilhenense), para buscar encaminhamento para teste de sangue. A unidade atende das 7h às 19h aos sábados e domingos, e das 7h às 17h de segunda a sexta-feira.