A Polícia Rodoviária Federal em Ariquemes realizou, na noite desta quarta-feira (14), a prisão de dois homens com certificado CAC (Colecionador, Atirador, Caçador) por porte ilegal de arma de fogo. O flagrante aconteceu na BR 364, durante fiscalização de enfrentamento ao crime em região de fronteira.
Em abordagem a um veículo utilitário (JEEP/Renegade), os policiais observaram muito nervosismo por parte de três ocupantes do veículo. Os homens afirmaram ser residentes do município paranaense de Siqueira Campos e que foram a Rio Branco/AC para realizar negócios.
No interior do veículo foram encontradas notas fiscais, referentes às citadas comercializações e também 2 pistolas semi automáticas municiadas (calibre 9mm).
Quando questionados, os infratores afirmaram ter o registro do armamento, embasado na condição de Colecionador, Atirador, Caçador, popularmente conhecido como CAC.
Ocorre que o certificado CAC permite que o proprietário da arma realize o porte apenas entre sua residência e o local da prática de tiro (estande, área de caça ou oficina de manutenção), necessitando ainda de Guia de Tráfego atualizada.
Em consequência das irregularidades observadas, os proprietários das pistolas foram presos por porte ilegal de arma de fogo, sendo o terceiro ocupante do veículo conduzido como testemunha do crime.
Os infratores da lei foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil (UNISP) e os armamentos entregues à autoridade policial.