Próximo de completar todas as faixas etárias de idosos na vacinação contra covid-19, o município de Vilhena bateu três recordes seguidos de vacinação diária durante esta semana, oferecendo quatro espaços diferentes para imunização de idosos com 69 a 64 anos. Foram mais de 2,5 mil pessoas vacinadas de segunda-feira a quarta-feira. A previsão é que mais vacinas cheguem neste fim de semana para que outras etapas de imunização sejam planejadas para a semana que vem.
“Vacinamos 858 na segunda-feira, 925 na terça-feira e 1.037 na quarta-feira, um total de 2.547 pessoas. Cada dia sendo o que mais vacinou em toda a campanha. Isso mostra uma crescente adesão da população à nossa iniciativa ‘Vilhena Protegida’ e também revela que a cidade está engajada em prol da vacina, que é o que de fato vai resolver a pandemia, salvar vidas e fazer nossa vida voltar ao normal o quanto antes”, explica o prefeito Eduardo Japonês.
De acordo com Sueli Aparecida da Silva, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a fabricação de vacinas pelo Butantan (que representa mais de 80% das doses aplicadas até o momento em todo o país), bem como da Fiocruz, estão acelerando e as entregas estão ficando mais frequentes.
“Isso nos dá condições de acelerar a vacinação. Inclusive, por isso ampliamos a quantidade de locais e estamos nos esforçando ao máximo para vacinar tantos quantos desejarem. Mesmo com todo esse aumento nos números esta semana, nossa capacidade de aplicação é bem maior, visto que a maior parte dos pacientes chega muito cedo nos pontos de vacinação, alguns até de madrugada. No fim da manhã praticamente não há mais pessoas para vacinar. De forma que se o público vier em peso durante todo o período de imunização, das 8h às 13h, poderemos dobrar essa quantidade vacinados”, explica Sueli.
Todos com 64 anos ou mais que não puderam ir nos três dias divulgados, podem ser vacinados de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, nos postinhos Afonso Mansur (na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes) ou Vitalina Gentil (que funciona atualmente no prédio da Policlínica João Luiz). Dúvidas sobre a vacinação podem ser sanadas pelo WhatsApp institucional do Setor de Imunização, 3322-4170.
Semcom