Olá, amadas prateleiras!
O fim de semana passou voando por aqui, e já é segunda-feira! Então, para começar a última semana de fevereiro com o pé direito, eu trouxe três dicas bacaníssimas. Se você gosta e/ou precisa escrever um texto super longo, aquela fanfic estilo Selena Gomez e Faustão ou desenvolver uma história de vários capítulos ou páginas, esse texto é para tu.
Então, caneta e papel nas mãos… ou o bloco de notas online mesmo, e vamos lá!
O ROTEIRO ESTILO TRAILER
Gosto de assemelhar essa primeira etapa com um trailer de filme/série, porque naturalmente será muito similar a isso. Mas antes de explicar esse roteiro, é importante que você fique esperto: o que foi descrito não se torna uma algema do seu trabalho. Então, se tu mudar uma coisa aqui ou outra ali, não significa que seu roteiro foi um desperdício. A criatividade, às vezes, pode levar a gente loooonge.
Tendo isso bem claro, senhoras e senhores, o primeiro passo é idealizar o que você pretende com a sua história. Independente do estilo textual, narre contando de uma forma muito simples o enredo geral em uma página, no máximo. Esse roteiro é um trailer, por isso, você não precisa ficar contando desde que o ovo saiu da galinha até o ponto em que ele se transforma no galo.
Quer um exemplo: “esse texto deverá relatar três dicas de como uma pessoa pode estruturar a história dela, sem esquecer o que já aconteceu em cada parte escrita anteriormente”.
E pronto! Tu já tem um enredo geral do meu próprio texto. Viu, é simples! Descreva o mínimo de coisas possíveis, focando somente no esqueleto do seu texto. Isso te ajuda inclusive a compreender ou lembrar o propósito da sua narrativa. Por experiência própria, eu acredito que essa técnica é muito importante: já tive alguns textos que tomaram um rumo totalmente diferente do previsto, e que acabei abandonando, simplesmente porque esqueci o que estava pretendendo com eles.
(PS: essa dica é, em especial, para aqueles que escrevem ficção/fantasia. A gente sabe o quanto dói começar uma história linda e depois nem lembrar o que acontecia no fim dela).
O ROTEIRO DOS PERSONAGENS
Em qualquer situação, você terá personagens.
Sejam eles fictícios, reais… os personagens sempre tem duas coisas importantes para o seu texto: uma história e características físicas (e emocionais, em alguns casos). Para conhecer a sua história, você precisa saber sobre quem está falando. E nada melhor para conhecer alguém, do que fichá-lo (alô, polícia. Desde sempre fazendo isso…).
Construa um arquivo somente com as características e histórias de quem você usará na narrativa, de um por um. Incluía nesse “ficheiro”, se você achar necessário ou interessante, os momentos em que esse personagem surge na história, se ele tem algum potencial para sair dela ou para ter seu curso mudado (bom ou mau).
Pode dar um pouco de trabalho, mas fanfiqueira, nada será melhor do que isso para te ajudar a lembrar se o Faustão tinha cabelos pretos ou castanho-escuros no começo da tua fic, não é não?
O ROTEIRO ESTILO SCRIPT
Esse roteiro é o mais chato, e o salva-vidas do escritor. Diferente do roteiro trailer, neste aqui, você vai descrever capítulo por capítulo (ou a cada duas páginas, depende do tamanho do teu texto) tudo o que foi feito. Use aproximados um ou dois parágrafos para isso. Não é para pegar a história e dar um control-c control-v, ‘fi de Deus’. É para pegar esse capítulo e resumir.
Toma esse exemplo: “no primeiro capítulo, Bernardo encontrou sua amada e juntos foram viajar. Durante a viagem, ele se sentiu mal e teve alguns pesadelos com seu inimigo (Gregório), onde um matava ao outro. Bela ficou preocupada com Bernardo depois de descobrir isso e o levou para ver Nicolau. Nicolau revela a Bernardo que Gregório é seu irmão”.
De novo: o roteiro não é uma sequência detalhada de quantas vezes Bernardo foi cagar, escovou os dentes, beijou Bela, andou pela praia. O roteiro é um recorte dos pontos mais importantes (na sua história) para o contexto da narrativa.
(PS: essa dica é, em especial, para aqueles que escrevem ficção/fantasia. A gente sabe o quanto dói começar uma história linda e depois nem lembrar o que acontecia no fim dela).
O ROTEIRO DOS PERSONAGENS
Em qualquer situação, você terá personagens.
Sejam eles fictícios, reais… os personagens sempre tem duas coisas importantes para o seu texto: uma história e características físicas (e emocionais, em alguns casos). Para conhecer a sua história, você precisa saber sobre quem está falando. E nada melhor para conhecer alguém, do que fichá-lo (alô, polícia. Desde sempre fazendo isso…).
E para o roteiro estilo script, a parte mais importante é fazê-lo depois do capítulo pronto. Com o roteiro trailer em mãos, você não vai esquecer a sinopse da sua história. Então é só criar livremente. O script será como um backup, que tu vai fazendo ao longo das páginas/capítulos, para não precisar ler tudo se um dia esquecer quando aconteceu algo importante.
DICA DE OURO PARA ESCRITORES
Se você é fanfiqueiro ou está pensando em desenvolver aquele romance do ano (ei, eu vou querer ver, hein?), eu tenho uma super dica. Há muito tempo procuro um programa de PC que me ajude a organizar meus escritos. E depois de tanta luta, encontrei um.
O yWriter é um programa que separa o seu projeto de uma maneira muito completa e intensa. Tem como criar arquivos para os personagens, editar por cenas e escrever capítulos separados. Ao fim, ainda dá para exportar o trabalho e ler de forma corrida.
É só dar um google e ver como funciona, eu recomendo ele demais!
“SE CONSELHO FOSSE BOM, NÃO ERA DE GRAÇA”
E com esse ditado da minha maravilhosa mãe, eu encerro a coluna de hoje. Espero muito que essas dicas te ajudem, porque foram uma mão na roda para mim. Se você conhece alguma amiga ou amigo que gosta de escrever, ou precisa dessa dica para o futuro, manda lá!
Aproveita e comenta também alguma dica de escrita que tu usa no seu dia a dia. Estamos todos prontos para compartilhar. Me segue nas redes sociais: @estante_visionaria para o Instagramado, @estante_visionaria para o Facebook e Estante Visionária no Pinterest, para estar sempre próximo e incentivar o meu trabalho!
Uma ótima semana, minha adorada prateleira, beijão e até sexta-feira!