O Secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, gravou um depoimento chocante na madrugada desta segunda-feira (15 de fevereiro). O vídeo foi divulgado em seu perfil no aplicativo Facebook, anunciando o grande número de denúncias por aglomeração recebidos pela Saúde de Rondônia.
A alta nas ‘festinhas’ e aglomerações foram causadas, em especial, pelo feriado de Carnaval. Apesar de não ser registrada oficialmente nos calendários, a data não está passando em branco para os ‘festeiros’ de Rondônia. Com isso, a tendência será uma nova onda de casos no Estado.
Fernando Máximo alegou que a luta contra a Covid-19 não é somente de uns, todos devem estar envolvidos. “A guerra é de todos nós, temos que fazer parte disso”, afirmou ao lembrar que o Governador, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e a equipe de Saúde de Rondônia tem trabalhado dia e noite para combater o vírus, mas precisa do apoio e contribuição da população.
O Secretário ainda lembrou que o Estado está transferindo pacientes graves com Covid-19 para outras regiões, devido ao colapso no sistema de saúde local. Ele alertou para a necessidade na continuidade do distanciamento social, o uso da máscara e todos os cuidados necessários à saúde.
Governo de RO suspende ponto facultativo do Carnaval, e serviços públicos terão expediente normal
“É muito triste saber que estão pulando Carnaval hoje, alguns vão acabar precisando de UTI daqui quinze a vinte dias. E os familiares deles: os pais, as mães, avós, tios. E infelizmente a gente sabe, que algumas dessas pessoas estarão sepultando seus parentes daqui quinze a vinte dias, é a consequência natural”.
ACESSE AQUI O VÍDEO COMPLETO DO DISCURSO.
VEJA TAMBÉM!