Não há vagas de leitos de UTIs para pacientes com Covid-19 em Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, nesta quarta-feira (27). Essas são as cidades mais populosas do estado.
São 37 pacientes na fila de espera por um leito de UTI. Na última terça, eram 27 pessoas. Para tentar diminuir a fila, segundo o Governo de Rondônia, 10 leitos foram disponibilizados em Cuiabá (MT), e no estado de Mato Grosso do Sul mais 20, sendo 10 na cidade de Campo Grande e 10 em Três Lagoas.
Essa ocupação máxima preocupa também na rede de leitos clínicos em Ji-Paraná, que é a segunda maior cidade do estado. De acordo com a Secretaria de Saúde, 40 dos 52 leitos do hospital municipal estão ocupados.
Na semana passada os leitos clínicos foram ampliados no hospital de Ji-Paraná por causa da alta demanda de atendimentos de casos de Covid-19. Mesmo após isso, a lotação dos leitos atingiu 100% de ocupação.
Já parte dos pacientes que aguardavam por leitos de UTIs foram transferidos das unidades hospitalares municipais para às do estado.
Na segunda-feira (25), pelo menos 11 pessoas na cidade esperavam por uma UTI. Nesta quarta-feira, são sete.