O município de Porto Velho tem apenas 18 leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com Coronavírus, segundo informou o secretário de saúde, Fernando Máximo, durante coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (14).
De acordo com Máximo, o Cemetron conta com um leito de UTI disponível, Hospital de Campanha três, AMI 10 e Samar quatro. No interior, o Hospital Regional de Cacoal conta com sete leitos disponíveis, Hospital Cândido Rondon dois e Hospital de São Francisco do Guaporé um.
No total o Estado conta com 164 leitos, sendo 97 na Capital. Pelos números apresentados pela Sesau, o Cemetron está com 90% dos leitos UTI ocupados, Hospital de Campanha 88%, AMI 71%, Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro 100% e Samar 80%.
No interior, o Hospital Regional de Cacoal encontra-se com 75% dos leitos de UTI ocupados, HEURO 100% e Hospital Cândido Rondon, de Ji-Paraná com 70%.
A Sesau informou que 625 profissionais da área da saúde estão infectados com o Coronavírus e foram afastados de suas funções. O total é referente aos servidores da rede estadual e municipal.
Ainda segundo o secretário, há quatro meses, o Estado repassou dinheiro para a Prefeitura de Cacoal investir em leitos para atender a população com Coronavírus, mas o município ainda não utilizou a verba.
Durante a coletiva, Fernando Máximo alertou a população sobre os cuidados necessários para evitar o contágio da doença. “A população precisa se conscientizar e não deixar de usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social, evitando aglomerações”, finalizou.