Em primeira instância o Juiz Eleitoral Eli Da Costa Junior, indeferiu a candidatura de Henry Hatorri do Partido Patriotas a Vice na chapa de Jhonson, candidato a prefeito pelo PP. Logo depois entraram com recurso e o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral em Porto Velho, manteve a condenação por unanimidade.
A Folha divulgou em primeira mão a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que por razões de muitos processos, não tinha divulgado oficialmente a decisão, conseguindo a certidão, apenas hoje 12 de novembro de 2020.
Sendo assim os votos não serão contabilizados e ficaram numa caixa da Justiça Eleitoral, até a análise de algum pretenso recurso em instância superior.
Hattori arrasta assim a candidatura do Servidor Público Jhonson, e os candidatos a Vereadores ficam prejudicados e obrigados a fazer campanha sem candidato a Prefeito.
E não existe mais tempo hábil para substituir Hattori – o prazo terminou no dia 26 de outubro, segundo a resolução do TSE que regulamenta o processo eleitoral. A situação fica ainda mais dramática para a coligação, porque os candidatos a vereador certamente irão ligar-se a outra candidatura.
Histórico: Hattori foi condenado duas vezes pelo Tribunal de Contas, juntamente com Jose Rozário Barroso Ex-Prefeito Municipal de Cabixi, por desvio na época de mais de 20 mil reais destinados a construção do Centro de Convivência do Idoso.
certidao TREAutor: Osias Labajos