Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 30 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Após polêmicas, Escola Municipal em Vilhena muda de nome e passa a se chamar “Gorete Domingos”

- anúncio-

(Foto: Folha de Vilhena)

A então Escola Municipal Marcos Donadon agora terá uma nova identidade. Após uma longa série de decisões, votações e discussões sobre o futuro nome da instituição de ensino, ela passará a se chamar Gorete Domingos. O Projeto de Lei foi aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada e promulgada pelo Prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, no dia 21 de outubro de 2020.

A Lei de apoio à decisão, N° 5.384/2020, foi tomada depois que o Ministério Público (MP) entrou com recursos para a alteração dos nomes de escolas que traziam o sobrenome Donadon. Segundo a justificativa do MP, a ação de a gestão à época nomear instituições públicas com o próprio sobrenome caracterizava auto promoção.

Em março de 2019, o MP teria inclusive enviado um ofício com prazo de 30 dias para que a Prefeitura elaborasse projetos de lei visando a alteração. Desde então, escolas como a EMEF Marcos Donadon, EMEF Ângelo Donadon, EMEF Antônio Donadon e EMEIEF Dalila Donadon vêm sofrendo amplas e longas discussões sobre a mudança de alcunha.

- Advertisement -
- Advertisement -

A Escola Gorete Domingos foi a primeira a ter efetivamente seu nome alterado em Lei. As outras ainda estão em processo de discussão e escolha da melhor denominação. A instituição já começou o processo de alteração do seu perfil nas redes sociais, e administradores chegaram até a publicar uma imagem com o novo nome na fachada escolar.

- Advertisement -

(Foto: Reprodução)

A POLÊMICA DO NOME

A escolha do nome Gorete Domingos não foi uma decisão unânime, e ainda teria rendido muita discussão. Em agosto de 2020, o Vereador Wilson Tabalipa chegou a indicar o nome Merly Deffune Profeta para a nova identificação da Escola. A indicação gerou polêmica e revolta entre servidores, pais e alunos que compareceram a uma reunião realizada para a escolha do novo nome.

Na reunião, teria sido acordado que o novo nome seria Vinicius de Moraes, sendo uma deliberação de toda a comunidade escolar. Com a indicação do Vereador, os ânimos se exaltaram e uma longa briga se iniciou nas redes sociais.

Para acabar com a confusão, o Poder Executivo decidiu: a escola levaria o nome de uma cozinheira, servidora pública, que faleceu em maio de 2017, Gorete Domingos.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas