Com as eleições municipais chegando, a justiça eleitoral divulgou um vídeo esclarecendo como serão as medidas de segurança sanitária nas seções eleitorais deste ano, 2020.
Os mesários receberão mascaras, face shield e álcool em gel que serão utilizados durante todo o tempo de votação, a biometria não será utilizada. Houve acréscimo no período de votação que será das 7h às 17h do dia 15 de novembro.
A distância entre as mesas será de 1m e meio para que os mesários não fiquem próximos um do outro.
Os fiscais de partido deverão se posicionar sempre observando o distanciamento dos membros da mesa e da urna eletrônica.
O eleitor deve, obrigatoriamente, comparecer utilizando máscara da forma correta: sempre cobrindo a boca e o nariz. Na fila deverão manter também o distanciamento entre si.
Adentrando a sala o eleitor se posiciona em frente à mesa e exibi o documento oficial com foto ou o título em direção ao mesário que digita o número do título. Após a confirmada da sua identificação o eleitor guarda seus documentos e higieniza as mãos com álcool em gel, logo após assina o caderno de votação, de preferência levar sua própria caneta, se desejar nesse momento o eleitor receberá o comprovante de votação.
Já na cabine de votação o eleitor digitará o número de seus candidatos normalmente, após a saída da cabine de votação, o eleitor novamente higieniza suas mãos com álcool em gel e se retira da sala.
Lembrando que não haverá contato físico entre eleitores e mesários e também não haverá manuseio pelos mesários do documento de identificação do eleitor, além disso, os mesários deverão sempre higienizar suas mãos no decorrer do trabalho.