Ação é realizada pelo governo em conjunto com outras organizações. Cerca de 4,6 mil tambaquis serão assados; vendas são antecipadas em 10 cidade do Estado
Em Vilhena, o evento acontecerá no barracão da comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Centro da cidade, até as 14h
O Festival Tambaqui da Amazônia acontece dia 27 de setembro em Rondônia em 10 cidades do estado de forma simultânea. Neste ano, a entrega dos tambaquis será feita em sistema “drive-thru”, atendendo as normas de segurança por causa da pandemia do novo coronavírus. Cerca de 4,6 mil bandas do pescado nativo do bioma serão assadas.
O festival é realizado pela Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR) em parceria com o Sebrae e o Governo do Rondônia, além de outras instituições, como a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). O evento acontece tradicionalmente desde 2017 na cidade de Ariquemes, no Vale do Jamari.
As bandas já podem ser compradas por R$ 15, sem espinhas e prontas para consumo. Para reservar é necessário ligar para a Seagri no telefone 3212-8827. A distribuição do pescado será feita em:
- Ariquemes;
- Monte Negro;
- Itapuã;
- Distrito de Triunfo (Candeias do Jamari);
- Porto Velho;
- Ouro Preto D’Oeste;
- Rolim de Moura;
- Pimenta Bueno;
- Vilhena; e
- Cacoal.
Em cada uma dessas regiões foi montada uma coordenação local, que realiza a venda antecipada das bandas de tambaqui.
No ano passado, o festival aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em entrevista ao Bom Dia DF, o secretário de aquicultura e pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jorge Seif Júnior, informou que a ideia de levar o festival para Brasília aconteceu após uma visita em Ariquemes
“Nós tivemos em Rondônia e conhecemos esse peixe maravilhoso, que é amazônico. Depois de conhecer o evento, decidimos trazer o festival para Brasília no intuito de mostrar essa pérola ao mundo”, disse na ocasião.