Após aumento de pacientes com resultados positivos com Covid-19 no município de Chupinguaia, a prefeita Sheila Mosso assina decreto e declara nível de perigo iminente e adota medidas de restrição.
O decreto estabelece nível de PERIGO EMINENTE enquanto perdurar as evidências técnicas do Ministério da Saúde, ou de qualquer evidência fornecido pela Secretária de Saúde do município. Com o objetivo de resguardar a saúde pública e o interesse da coletividade na prevenção do contágio e no controle da propagação do Coronavírus – COVID -19.
Fica determinado que na circulação e permanência de pessoas por espaços e vias públicas é obrigatório o uso geral de mascaras facial para quando o cidadão deixar sua residência, devendo ser utilizadas em locais públicos e de uso comum no Município de Chupinguaia;
O afastamento social de 2 (dois) metros entre cidadãos, devendo cada um respeitar o afastamento do outro, salvo em atividades que dependam de contato, as quais deverão tomar medidas de higienização e proteção individual.
Fica restringida a circulação dos cidadãos pertencentes ao grupo de risco, permitindo apenas em deslocamento estritamente necessários para a realização de atividades essenciais. Considera-se como grupo de risco, os idosos com 60 (sessenta) anos ou mais, gestantes, imunodeprimidos, portadores de doenças como hipertensão, diabete, doença respiratória crônica, insuficiência renal crônica, doenças cardiovasculares e câncer.
Para fins do disposto neste artigo consideram-se como atividades essenciais aquelas voltadas à aquisição de gêneros alimentícios, medicação e socorro médico. Para o funcionamento dos estabelecimentos é obrigatório o uso de máscaras faciais pelos usuários, clientes, frequentadores, funcionários e colaboradores, podendo ser disponibilizados ou ofertados em suas entradas a disponibilização de recursos de higiene e assepsia aos usuários, clientes e frequentadores em suas entradas.
Entre outras medidas disponíveis no decreto, o município está trabalhando com Barreira sanitária na entrada da cidade, onde os agentes realizam a abordagem dos veículos explicando ao condutor a importância do uso de máscara ao sair de casa. Cada ocupante passa por testes, dentre eles a aferição da temperatura, que visam identificar possíveis sintomas do coronavírus e recebem a aplicação de álcool em gel.
“As Secretarias Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária estão realizando várias ações preventivas nesse período de Pandemia, a fiscalização se estenderá enquanto for necessário, visando combater, ao máximo, maior número contaminação do vírus em Chupinguaia” informou a assessoria.