Secretário estadual de saúde está na UTI desde 10 de julho por complicações do coronavírus. Há programação de alta nos próximos dias, diz Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta sexta-feira (17) que o secretário da pasta, Fernando Máximo, segue respirando com ajuda de ventilação mecânica. O secretário está internado em uma UTI de Porto Velho desde 10 de julho, por causa de complicações do novo coronavírus.
Segundo boletim médico, Fernando Máximo segue fazendo tratamento para a forma grave da Covid-19.
“O secretário encontra-se estável, respondendo favoravelmente as condutas propostas em acompanhamento multidisciplinar, no momento em uso de oxigênio suplementar e com programação de alta da UTI para os próximos dias”, diz o boletim da Sesau.
Vídeo em UTI
Um vídeo postado pela família de Máximo, na quarta-feira (15), mostra o secretário respirando, de forma intensa, com ajuda de ventilação mecânica na UTI.
Na ocasião, os parentes aproveitaram para pedir oração a Fernando Máximo.
“Com fé em Deus, em breve ele poderá voltar a ajudar a salvar vidas, ofício que realiza há tantos anos. Pedimos que todos continuem em oração”, diz a nota da família.
Anúncio de infecção e internação
Fernando Máximo anunciou no dia 7 de julho, uma terça-feira, que havia testado positivo para a Covid-19. A confirmação da doença foi feita pelo próprio secretário em suas redes oficiais.
No vídeo daquele dia, Máximo falou com uma respiração ofegante e afirmou que estava saindo da linha de frente do combate à Covid-19, pois precisava se tratar.
“Chegou a hora de cuidar também da minha saúde, testei positivo para coronavírus. Com fé em Deus, em breve estarei recuperado e de volta ao front de batalha para cuidar da saúde do nosso povo. Por enquanto, trabalhando em casa nas orientações, nos planejamentos”, escreveu.
Na noite de sexta-feira (10), o quadro de saúde do secretário piorou e ele foi internado em uma UTI de Porto Velho. A unidade onde ele está internado não foi divulgada.