A Polícia Judiciária Civil deflagrou nesta quinta-feira, 25, a Operação intitulada “Hera” contra a violência doméstica, durante a quarentena, e tem objetivo cumprir 54 mandados de prisão preventiva em diversos municípios de Rondônia.
Cerca de 120 policiais civis cumprem as ordens judiciais simultaneamente em Porto Velho, Cacoal, Espigão D´Oeste, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ouro-Preto, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Vilhena, Colorado e Cerejeiras. Sendo 30 mandados na capital e 24 no interior.
As investigações são coordenadas pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher – DEAM, Delegacia de Polícia Interestadual – Polinter e Departamento de Polícia do Interior – DPI e visa capturar foragidos da justiça acusados de crimes sexuais e violência contra a mulher.
A observância de estrita necessidade tornou a ação indispensável mesmo em pandemia. E obrigou os policiais a adotarem “cuidados excepcionais” na prevenção contra o Covid 19, como álcool em gel e uso de máscaras, atendendo as orientações da Organização Mundial de Saúde objetivando não colocar em risco os policiais e conduzidos.
O nome da operação Hera faz alusão a deusa grega protetora do casamento, da vida e da mulher que governava Olimpo ao lado do seu marido o Zeus; Uma vez que a permanência em casa imposta pela pandemia, aliado ao uso do álcool e outras drogas, potencializaram os riscos de crimes contra a mulher que precisa de uma proteção divina.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PCRO.