O governador do Estado, Marcos Rocha (PSL), divulgou um vídeo neste domingo, 24, alertando à população sobre o crescimento dos casos do novo coronavírus (covid-19), em Rondônia.
De acordo com Rocha, se o número de casos positivos da doença continuar a crescer, até o dia 4 de junho, 100% dos leitos hospitalares de UTI do Estado estarão ocupados por pacientes da pandemia.
Para garantir que tenha leitos, ele explica no vídeo que serão disponibilizados até o dia 31 de maio deste ano, mais 35 leitos. Porém, ressalta que o número poderá não ser suficiente.
Segundo o governador, os próximos dias serão essenciais para conter o avanço da doença. Ele conta que é importante a população adotar as ações recomendadas como: usar máscaras, manter a distância de 2 metros entre as pessoas e sempre lavar as mãos.
Rocha ressalta ainda, que se a população aplicar os cuidados recomendados é possível que até o dia 20 de junho deste ano, novos leitos surgem em decorrência da liberação de pacientes que estavam internados.
FALA DO SECRETÁRIO
Quem também gravou um vídeo para falar sobre o assunto, foi o secretário Estadual de Saúde (Sesau), Fernando Máximo.
Segundo o titular da pasta, os hospitais estão praticamente lotados e, infelizmente, as unidades estão ficando sem profissionais de saúde. Ele conta que é devido à dificuldade na contratação de novos médicos, enfermeiros e entre outros.
Fernando explica que o Estado está chegando ao limite de sua capacidade hospitalar, de leitos de UTI, e também de respiradores. Ele ressalta que é necessário a população adotar as medidas de prevenção e evitar fazer reuniões que possam gerar aglomeração.
Conforme o último boletim divulgado, Rondônia tem 3.201 casos confirmados, 121 óbitos, 897 pacientes recuperados, 277 pacientes internados e 581 aguardando resultados do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (LACEN/RO).
Veja os vídeos do governador e do secretário de saúde:
Ver essa foto no Instagram