O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), por 4 votos a 1 cassou os diplomas e os mandatos eleitorais do prefeito de Rolim de Moura (RO), Luiz Ademir Schock, “Luizão do Trento” e seu vice, Fabrício Melo. O julgamento aconteceu na tarde desta terça-feira (12).
Luizão já havia sido cassado e afastado do cargo em 2018, e uma nova eleição foi determinada na época. Porém nas vésperas na eleição, o prefeito Luizão do Trento conseguiu uma tutela de urgência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspendeu a eleição e o reconduziu ao cargo.
A tutela foi dada pelo ministro Jorge Mussi, o qual entendeu que o TRE de Rondônia deixou de analisar questões apresentadas pela defesa. Essas questões, na visão do ministro Jorge Mussi, poderiam ter alterado o resultado do julgamento e evitado a cassação de mandatos.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Lauro Lopes, deverá assumir o cargo de prefeito, por 30 dias, e determinar a eleição indireta, quando os vereadores farão uma eleição para escolher um dos edis para ser prefeito, até o final do mandato.
Vale destacar que este ano já estavam programadas as eleições municipais. Dessa forma em 2020 em Rolim de Moura, acontecerão 02 eleições.