Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), os doadores de sangue não têm procurado os Hemocentros espalhados pelo Estado e, por isso, o estoque está muito baixo.
Para salvar vidas, a equipe do hemocentro de Vilhena, que normalmente atende de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio dia, decidiu estender o horário. Por isso, nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13), atenderá das 7h às 18h, sem intervalo de almoço.
A Assistente Social, responsável pela captação de doadores de sangue do hemocentro, Michely Toledo, explica em um vídeo divulgado, que todos os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde estão sendo tomados, como: o uso de máscaras, álcool disponível na instituição e a higienização de todas as etapas da doação.
“Não tem nenhum risco para esse doador. Então, se você tiver bem de saúde, se alimente no dia da doação, tome bastante liquido, durma no mínimo 6h na noite anterior, e nos ajude”, pede Michely no vídeo.
Além de Vilhena, a Assistente Social relata que o estoque de sangue está crítico também nos hemocentros de Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e em Rolim de Moura, e que todos precisam de doação. “Nosso estoque hoje está como nunca esteve. Nós não estamos tendo comparecimento dos doadores e é até compreensível neste momento. Então, hoje mais do que nunca, nós precisamos contar com sua solidariedade”, ressalta Michely em outro trecho.
REGRAS PARA DOAR SANGUE
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com documento com foto e bem alimentado.
O doador deve ter 50 kg ou mais e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, nem estar em uso de medicamentos. Também é recomendado que tenha dormido pelo menos 6h na noite anterior e evitar alimentos gordurosos antes da doação.
Para quem deseja doar sangue pode ir até o Hemocentro de Vilhena que fica localizado na Avenida Jô Sato, ao lado do Hospital Regional. Para mais informações entre em contato pelos números (69) 3321-5147 ou pelo Whatsapp (69) 99240-6211.