Um paciente de Porto Velho que seguia internado com o novo coronavírus recebeu uma dupla surpresa no último fim de semana, quando completou 46 anos.
A equipe do hospital particular onde Jerson Ojopi estava isolado há duas semanas fez uma pequena comemoração com um bolo, mas o maior presente recebido foi a confirmação de que não era mais infectado pela Covid-19.
“Não é aquele bolo que a sua esposa faz, mas é com muito amor e carinho”, brincou uma profissional.
O paciente curado da doença recebeu alta do hospital na manhã desta segunda-feira (4) em meio a aplausos dos profissionais de saúde da unidade.
Jerson Ojopi, que é casado e tem quatro filhos, chegou a comentar em uma rede social sobre a expectativa de rever a família após a internação e o isolamento.
“Obrigado, meu Deus, pela notícia maravilhosa que acabei de receber da equipe de enfermagem. Na tomografia que eu fiz hoje o meu pulmão está limpinho. Me disseram que eu posso abraçar os meus lindos filhos e minha linda esposa porque estou curado e não transmito mais o vírus”, escreveu.
Casos em Rondônia
Na manhã desta segunda, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) atualizou os números do boletim epidemiológico publicado no último domingo (3). Uma nova morte foi confirmada oriunda da Covid-19. Os números oficiais seguem assim:
- 705 casos confirmados
- 154 curados
- 25 óbitos
- 82 pacientes internados
- Dos 22 na UTI: 17 estão na AMI, 3 no Cemetron, 1 no Hospital de Base e 1 no hospital regional de Cacoal
- 3230 exames foram feitos
- 136 amostras estão aguardando para exames no Lacen
Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.