O Governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), anunciou em um áudio divulgado nas redes sociais que está revogando a portaria decretando a proibição de pescas esportivas e recreativas. As duas decisões foram tomadas nesta segunda-feira (20 de abril).
A portaria foi divulgada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), durante a manhã. No texto, constava a proibição para pescarias esportivas, recreativas e do tipo “pesque e solte”. A proibição acarretaria multas e penalidades para os transgressores.
Já na tarde desta segunda, o Governador Marcos Rocha revogou a portaria. Segundo ele: “é um absurdo uma portaria dessa, sem ter dado conhecimento para mim. Se eu que estou lutando aqui para poder abrir o comércio, com uso de máscaras e a higiene adequada, não faz sentido fechar ou proibir a pesca esportiva”.
Conforme o áudio, o Governador não estava sabendo da portaria. Ele afirmou que um documento revogando o posicionamento da Secretaria está sendo lavrado.
A decisão de fechar a pesca esportiva e recreativa foi alvo de muitas críticas e discussões nas redes sociais. Vilhena tem sido grande produtora de entretenimento e lucros na área de piscicultura, ficando entre os 50 maiores criadores de peixes como o pirarucu e tambaqui no país, em 2016.