A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (FECOMERCIO-RO) emitiu na terceira semana de março uma nota de esclarecimento sobre uma suposta determinação para encerramento de atividades em empresas. O motivo para a determinação seria o coronavírus.
Segundo a FECOMERCIO, ela não tem poder para interferir nas atividades econômicas, sendo apenas representante dos interesses do comércio e serviços do Estado de Rondônia. Seu único passo durante esse surto de coronavírus teria sido orientar os empresários para avaliarem a situação existente, buscando se informar junto a órgãos de saúde.
Ainda de acordo com a nota, a organização garantiu não haver necessidade de preocupação com a manutenção dos estoques empresariais. Para fechar, pediu aos comerciantes que mantenham e orientem seus colaboradores para que pratiquem os hábitos de prevenção e evitem aglomerações.
Em Rondônia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) há pelo menos 24 casos suspeitos do vírus que está se tornando uma pandemia mundial. Dois desses casos estão na cidade de Vilhena, enquanto os outros localizam-se em Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná.