Os produtores culturais vilhenenses, Andréia Machado, Marcio Guilhermon, Washington Kuipers e Queiteane Rodrigues estão comemorando, pois ganharam quatro prêmios culturais da Fundação Nacional de Artes – Funarte.
Eles ganharam o “Prêmio Funarte Descentrarte” que tem como objetivo promover a cidadania e o progresso dos municípios de médio porte – ou seja, que tenha entre 50 mil e 100 mil habitantes, por meio do incentivo à criação à produção e à formação artísticas.
O edital do prêmio selecionou 120 projetos artísticos no Brasil nas categorias de circo, artes visuais, dança, teatro, literatura e artes integradas.
“Estamos muito felizes em ser contemplado com quatro prêmios, esse é o reconhecimento do trabalho que estamos realizando há mais de 10 anos em Rondônia para a valorização da cultura amazônica”, disse a jornalista Andréia Machado.
Sobre os prêmios:
A jornalista e produtora cultural Andréia Machado ganhou o prêmio na categoria produção literária com o projeto “Revista Cultural Aventuras na Amazônia”
O fotografo Washington Kuipers ganhou o prêmio na categoria artes visuais com o projeto “Oficina de fotografia Faces do Quilombo”.
Já o músico e produtor cultural Marcio Guilhermon ganhou o prêmio na categoria de dança com o projeto “Oficina De Dança Afro-Brasileira: Reconstruindo O Quilombo”.
A jornalista e produtora cultural Queiteane Rodrigues ganhou o prêmio na categoria teatro com o projeto “Espetáculo Teatral: História De Rita”
“Em breve vamos ter várias ações culturais em Vilhena para agradar a todos os gostos, com apresentação teatral, oficinas de dança e fotografia e a produção de uma revista dedicada a retratar a riqueza da cultural local”, ressaltou Queiteane Rodrigues.
Com o recurso que os produtores culturais vão receber dos prêmios eles vão realizar os projetos culturais em Vilhena. “O nosso objetivo é levar os projetos culturais para os vilhenenses de forma gratuita valorizando assim a riqueza cultural local”, disse Marcio Guilhernon.
Os produtores fazem parte do grupo cultural Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções e da Associação Cultural Diversidade Amazônica que trabalha com promoção da cultura em Rondônia.
“Já produzimos vídeos documentários, revistas, cartilhas entre outros projetos e queremos continuar trabalhando com projetos relacionados na valorização e visibilidade da cultura amazônica. Temos a sorte do grupo contar com várias pessoas dedicadas que tem contribuído para o sucesso dos projetos realizados e vamos continuar trabalhando para melhorar a cada dia”, finalizou Washington Kuipers.