Ao discursar na tribuna durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa desta quarta-feira (16), o deputado Chiquinho da Emater (PSB) condenou a forma como os pacientes à espera de cirurgias vêm sendo tratados nos hospitais públicos de Porto Velho, se referindo, especificamente, ao Hospital de Base e ao Cosme Damião.
Ele lamentou o recente cancelamento de cirurgias de crianças no hospital infantil Cosme Damião. Conforme relatou, por falta de anestesistas. Frisou também que o caso não é isolado. “Ora quebram equipamentos; ora não há médicos disponíveis”, disse o deputado.
De acordo com o orador, situação semelhante, com cirurgias sendo adiadas, também ocorrem no Hospital de Base. Trata-se de um desrespeito para com os doentes e os familiares, na avaliação do parlamentar. “As pessoas vêm de longe, a maioria sem dinheiro, e não são atendidas”, disse ele, destacando que a desumanidade é ainda maior quando os pacientes são crianças.
Área Rural
Em outra parte do discurso, o parlamentar disse que os recursos destinados à produção na área rural em Rondônia são irrisórios. “Prova disso é quase o total esquecimento do setor nos R$ 19 milhões, em crédito suplementar, solicitados pelo governo e aprovados nesta Casa. ” Chiquinho falou ainda que não há programas destinados para o campo e, muito menos, para fortalecer a economia familiar dos produtores.