Os momentos de tensão vividos em uma vizinhança do Bairro Solar, em Vilhena, aconteceram durante a noite deste domingo (04 de agosto), quando um homem teria ateado fogo a um terreno baldio e agrediu verbalmente vizinhos e conhecidos.
De acordo com os depoimentos, o homem teria ateado fogo a um terreno baldio ao lado de sua residência. No local havia algumas madeiras, que causaram labaredas muito altas, chegando a danificar uma cerca elétrica vizinha a mais de 6 metros do chão.
Com medo de que o fogo se alastrasse para as demais moradias, alguns vizinhos tentaram conversar com o suspeito, para que pudessem apagar as chamas. Entretanto, o homem muito alterado passou a ofender os conhecidos e vizinhos que, com medo de serem agredidos, chamaram a polícia.
Após a chegada da viatura, os policiais tentaram conversar com o indivíduo, sem avanços. Como justificativa para o fogo, ele alegou que o matagal do terreno estava causando infestação de bichos em sua casa e que por isso tinha resolvido queimar o mato.
O homem ainda tentou resistir à prisão, fugindo para o interior da casa, sendo algemado e encaminhado para a Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) de Vilhena. Já em sua cela, o suspeito começou a se debater contra o local, durante o registro do boletim.
QUEIMADA É CRIME
Queimadas urbanas ou rurais, sem permissão de um órgão competente, é crime previsto pelo Código Penal. A pena vai de três a seis anos de reclusão, além de multa.
Além disso, o auto de um incêndio também assume os riscos causados à sociedade. Isso porque a fumaça expelida durante a queimada contém grandes níveis de gás carbônico, além de produtos que podem ser incinerados durante a combustão, o que pode ser tóxico para quem respira.
Problemas de saúde, principalmente respiratórios, também podem ser agravados pela poluição do ar causada pelas queimadas. Seja consciente, faça a sua parte!