Há duas semanas, através de reuniões e estudos, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Semtran (Secretaria Municipal de Trânsito) firmaram parceira para a construção de um canteiro central ecológico no encontro das avenidas Brigadeiro e 34, no Bairro Bela Vista. A obra, definida em detalhes no projeto em anexo, tem sua execução marcada para o próximo dia 10 e já era prevista dentro das ações do programa “Trânsito Verde”, iniciativa conjunta com a Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), anunciado em 7 de abril (lembre aqui).
Ao todo o projeto envolve cerca de 60 alunos de três turmas do Senai, trabalhando também em atividades relacionadas à obra, de segurança e conscientização. O canteiro ecológico terá cinco metros de diâmetro e 50 cm de altura, com 42 pneus fixados entre si e também no asfalto, adesivos retro luminescentes e poste com luminária LED alimentada por energia solar.
Gutemberg Torquato, instrutor e engenheiro eletricista do Senai, destaca que boa parte do material foi obtido pelo Senac (Serviço Nacional do Comércio) em parceria com empresas e que a construção será da Secretaria Municipal de Obras (Semosp). “O recurso para compra de alguns materiais foi nosso com a parceria da Gazin. Conseguimos tinta, tela, pneus inservíveis e parabolt (bucha para concreto metálico). Já plantas florais e aterro conseguimos com a Semma, enquanto o poste é da Semosp”, explica Torquato.
Silvio Leite, gerente do Senai, conta que a entidade trabalha para contribuir na solução de problemas da comunidade. “Muitos acham que o Senai é uma instituição apenas para estudos, para formar técnicos, mas nossos projetos também são elaborados para serem efetivos e funcionais para melhorar a cidade”, concluiu Sílvio.
Durante a execução das atividades, a Semtran irá trabalhar no gerenciamento do fluxo de tráfego das vias para não prejudicar o trânsito do local. O prefeito Eduardo Japonês acompanhará a execução da atividade que será realizada na próxima segunda-feira, 10.
O projeto envolve também as secretarias municipais de Planejamento e Educação, bem como o setor de elétrica da Obras, comandado pelo assessor Dayvit Faca.
PARCERIA FORTE – Esta não é a primeira ação conjunta da Prefeitura com o Senai para melhorias na cidade. Em maio, as entidades já realizaram reparo em 52 pontos de iluminação pública no município. Por sua vez, a implantação de uma rotatória ecológica no cruzamento da avenida Brigadeiro com a 34 era prevista desde abril pela Prefeitura, através do projeto Trânsito Verde.
Texto, Fonte e Fotos: SEMCOM