O projeto escolar “Gotas Literárias: leitura e escrita”, coordenado pelas professoras Luciana Lino e Nidiane Latocheski e desenvolvido na Escola Estadual Maria Arlete Toledo foi encerrado na noite da última terça-feira (28 de maio) com uma “Noite de Autógrafos”.
Acontecendo de maio de 2018 a maio de 2019, o projeto buscou oferecer oficinas de xilogravura e encadernação de livros artesanais em contra turno, visando aproximar alunos com o hábito da leitura.
“O interesse dos alunos envolvidos no projeto aumentou ainda mais através das oficinas, o empréstimo de livros na sala de leitura, os vínculos afetivos também e, principalmente, o poder criativo e crítico desenvolvido em cada um demonstra a aprendizagem alcançada”, comentou a professora Nidiane, uma das coordenadoras do projeto.
Participaram do evento autores e professores que também estiveram envolvidos em projetos literários na cidade vilhenense, como Vadeilza Castilho (CRE/SEDUC Vilhena), a professora Dra. Rosana Alencar (UNIR); Ana Winter (COOPEVI); a Contadora de histórias Nilza Monteiro; o poeta Vilmar de Melo Xavier e o poeta Nill Cruz – que apresentaram algumas obras e compuseram a mesa de autógrafos.
“Como mediadora de leitura, não poderia ter ficado mais satisfeita com o resultado final apresentado à comunidade, na noite de terça-feira, 28 de maio: jovens lendo, produzindo livros, participando de oficinas, construindo seus sujeitos, buscando seus lugares de fala, compartilhando opiniões e habilidades”, relatou Ana Wintter, professora que acompanhou todo o processo.
Além das professoras envolvidas, também fizeram parte do projeto as acadêmicas e residentes do Programa Residência Pedagógica (desenvolvido pela Unir, Campus Vilhena) Mariana Aikanã, Tânia Mara Curti Lupatini e Viviane Pereira Fernandes Ratske. As jovens colaboraram em todo o processo e auxiliaram no desenvolvimento de ações em sala e nas oficinas, a fim de maximizar o projeto.
A “Noite de Autógrafos” teve um espetáculo de abertura que ficou por conta da professora Deisielle Sgamate Prado e a apresentação de coreografia de Ginástica Rítmica da Equipe de Competição do CTDE (Centro de Desporto Educacional Maria Arlete Toledo).
Mostrando-se orgulhosas do alcance do projeto, as professoras coordenadoras do “Gotas Literárias” relataram que apesar de saberem que a ação seria ambiciosa, mas não imaginavam que o resultado seria tão grandioso e gratificante. “O brilho nos olhos daqueles que participaram da “Noite de Autógrafos” fizeram-nos entender que quando os alunos se transformam em protagonistas, o processo de leitura e escrita torna-se atividade prazerosa”, Luciana finalizou.
O projeto já foi apresentado pelo site Folha de Vilhena, em dezembro de 2018, durante uma Exposição de Xilogravura (confira aqui). Ele continuará acontecendo em uma nova etapa de 2019, sob o título “Degustação Literária”.
Confira um pouco do evento:
Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena/Com informações Nidiane A. Latocheski
Fotos: Divulgação