Uma nova frente fria deve atingir o sul da Amazônia, incluindo Rondônia, a partir do meio desta semana, de acordo com a previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). O fenômeno, conhecido como friagem, deve causar instabilidades já nesta quarta-feira (22) em todo o estado com o aumento na formação de nuvens e chuvas isoladas.
Os ventos mais frios devem chegar ao estado na quinta-feira (23). A previsão do Sipam é que o tempo mais ameno dure pelo menos até a sexta-feira (24), quando a mínima registrada em Vilhena e Parecis, no sul do estado, deverá ser de 15º C. Em Porto Velho, a mínima na sexta-feira será de 22º C.
A massa de ar seca e fria será de baixa intensidade, por isso a população das regiões do Cone Sul e oeste do estado vai poder perceber melhor o fenômeno. No entanto, os ventos vindos do sul alcançarão também a parte norte de Rondônia.
Também estão previstas chuvas com maior intensidade nas regiões do Vale do Guaporé e norte rondoniense. Nas outras regiões, podem ocorrer chuvas isoladas.
Fonte: G1/RO