Um bebê, de quase três meses de vida, faleceu na madrugada desta quinta-feira (25), na casa de acolhimento para crianças Lar do Bebê, em Porto Velho. A Polícia Militar (PM) registrou o caso como morte acidental.
De acordo com o boletim de ocorrência, uma guarnição da PM foi chamada para dar apoio a uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na unidade de acolhimento, um dos médicos informou a morte do menino à polícia.
Em depoimento, uma das cuidadoras da unidade disse à polícia que a vítima havia tomado mamadeira por volta das 21h e, em seguida, estimulada a arrotar.
Na sequência, a mulher disse ter colocado o menino em um bebê-conforto e passou a dar atenção para as outras crianças que são cuidadas na unidade. Ao todo, tinham 11 crianças e duas cuidadoras, ainda segundo depoimento dela no registro policial.
A testemunha contou também que chegou a trocar a frauda da criança que faleceu nesse meio tempo. Depois, teria a colocado em um berço. Ainda em relato à polícia, perto das 2h desta quinta, a mulher terminou que cuidar das crianças e ficou observando as outras dormindo.
Porém, assim que chegou perto da vítima, percebeu que o bebê não estava mais respirando. A cuidadora acionou o Samu e a PM e a morte da criança foi confirmada. A perícia técnica foi chamada para dar inícios aos trabalhos de investigação e o corpo do bebê seguiu ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade.
A secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf), Ana Maria Negreiros, informou ao G1 ainda não saber a causa da morte, mas aguarda o término de um laudo que deve esclarecer o fato. Ainda conforme a secretária, a cuidadora “fez todos os trâmites diários”.
A pasta emitiu uma nota lamentando o ocorrido e esclareceu que o falecimento do bebê “foi uma fatalidade e que a família está recebendo todo o acompanhamento psicossocial” (veja abaixo na íntegra).
O texto pontua ainda que os profissionais que trabalham no Lar do Bebê “possuem comprometimento e experiência nos cuidados com atendimento”.
Veja abaixo a nota da Semasf sobre a morte do bebê:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Família – Semasf, vem a público ESCLARECER sobre o óbito de um bebê ocorrido na Unidade de Acolhimento de Crianças.
Salientamos que o fato ocorrido foi uma fatalidade e que a família está recebendo todo o acompanhamento psicossocial; que os profissionais que atuam na Unidade possuem comprometimento e experiência nos cuidados com atendimento das crianças e adolescentes.
Além disso, para fortalecer o apoio nas unidades de atendimento foram convocados 15 cuidadores sociais, também está em trâmite o processo de reforma do antigo Lar do Bebê. Ademais fora instituído o serviço em família acolhedora.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família, tomará todas as providências administrativas necessárias para o caso.
Porto Velho, 25 de abril de 2019
Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família – SEMASF
Fonte: G1/RO