O deputado Adailton Furia (PSD) anunciou da tribuna da Assembleia Legislativa, em sessão ordinária nesta terça-feira (23), projeto de lei que visa amenizar o sofrimento de pessoas carentes do interior de Rondônia, obrigadas a arcar com as despesas no translado de familiares que morrem em hospitais públicos na Capital.
Ele explicou que o projeto autoriza o governo estadual a realizar o transporte do corpo até ao município onde residem os familiares do falecido. O paciente com doença grave, ilustra o parlamentar, é transferido para Porto Velho em situação emergencial. “Quando ocorre o falecimento, geralmente uma assistente social comunica a morte aos responsáveis e alerta que os próprios familiares precisam vir até Porto Velho para buscar o corpo”, disse.
Para o deputado, trata-se de uma grave injustiça social. “Caso tivessem recursos financeiros, os parentes não estariam sendo tratados em hospitais públicos e sim em particulares”, entende o deputado. Ele falou que o custo do serviço para transportar o corpo pode chegar a R$ 5 mil. Esse valor, conforme Furia, está muito acima do modesto orçamento dessas famílias.
O projeto autorizando o Executivo a bancar com as despesas, informa o deputado, está em fase de conclusão e, segundo ele, em breve será apresentado para apreciação e votação. “Por ser um projeto que beneficia famílias humildes, acredito que será aprovado por este Poder”, considerou o deputado.
Texto: Antônio Pessoa
Foto: Marcos Figueira