A Associação Recreativa Cultural Esportiva e Social (ARCESC) de Cabixi, que atende mais de 150 crianças e adolescentes no “Projeto bom de Bola”, está passando por dificuldades financeiras para manter os alunos. A organização requer ajuda, em caráter de urgência do Poder Público para garantir a estabilidade do projeto que funciona há mais de três anos, e hoje está sofrendo grandes perdas por falta de verbas.
A reportagem do FOLHA entrevistou a educadora Física, Jucieli Andrade, presidente da ARCESC para obter esclarecimentos dos fatos. Segundo ela, há mais de três anos a falta de apoio financeiro vem prejudicando o bom funcionamento do projeto que atende crianças com idades entre 04 a 18 anos. Indignada, Juciele comenta que se o Poder Público não ajudar, apelará aos pais de atletas e a comunidade em geral para que se solidarizem e colaborem financeiramente para a continuidade e manutenção do Projeto.
“Necessitamos da colaboração de no mínimo 75 pessoas com R$ 20,00 por mês, e assim gerar um valor total R$ 1.500,00 mensal para pagarmos os Professores e custear outras despesas mensais” afirmou Jucieli.
De acordo com a administradora, quando o grupo participa de jogos em outras cidades, eles fazem rifa, vendem pizzas para arrecadar dinheiro e assim pagar as despesas de alimentação, remédio para bolsas de primeiros socorros, isso quando não precisa pagar o transporte de deslocamento.
Segundo as informações colhidas, a direção da ARCESC já teve alguns encontros com o prefeito e diretor de esporte da cidade. Contudo, não conseguiram chegar a um acordo que custeasse as despesas.
Hoje, 22 de abril, foi protocolado um novo ofício, e estão aguardando a resposta para uma nova reunião, já que se até o dia 10 de maio a entidade não conseguir recursos, a partir do dia 11 de maio os treinos estarão suspensos.
De acordo com Jucieli, os treinos são realizados em vários locais, Ginásio Municipal, escola Chico Soldado, José de Anchieta e na quadra de areia do Crecix. “Nossa associação está toda documentada. Temos conta na Cooperativa de Crédito Sicoob, e através da conta temos como emitir boletos para doação ou receber depósitos e transferências daqueles que queiram ajudar”, concluiu ela.
Texto: Elilson Fabiano
Fonte: Folha de Vilhena