Diante do número crescente de golpes que estão sendo aplicados contra a população vilhenense, a Associação Comercial e Empresarial de Vilhena – ACIV alerta aos associados e clientes da cidade que fiquem atentos e registrem uma ocorrência assim que perceberem terem sido vítimas de um estelionatário. É importante também comunicar a ACIV, para que os representantes de empresas e a sociedade em geral sejam alertados.
Entre os mais comuns então os feitos em site de compras, quando o cliente paga por determinada mercadoria, mas recebe outro produto, diferente do que foi comprado. Vem ocorrendo também o golpe do falso depósito: a compra de um produto é feita pela internet, e quem o adquiriu envia um comprovante que mostra que o pagamento via depósito foi feito. Porém, quando o banco vai conferir o envelope no dia seguinte, percebe que este está vazio. Se o produto já foi enviado, quem o vendeu fica com o prejuízo.
Outro caso recorrente é o das clonagens de cartões de créditos. Ao comprar em sites não confiáveis, os cartões acabam sendo clonados e usados em diferentes cidades do país, como ocorreu esta semana em Vilhena. Diante disso, ressaltamos a importância de fazer suas compras no comércio local. Além da segurança garantida, gera benefícios para a cidade, uma vez que resulta em investimentos em áreas como a saúde e a educação, através da geração de impostos e da criação de novos empregos.
Outro golpe comumente aplicado em todo o país e que já fez vítimas em nossa cidade é o do boleto, que tem como principal alvo os empresários. É enviado um boleto em nome da “Associação Comercial do Brasil”. Além da cobrança inexistente, os golpistas dizem também haver multas, taxas, e enviam documentos que simulam essas cobranças.
A recomendação da ACIV é que não paguem esse boleto, e ao receber entre em contato com a Associação Comercial e Empresarial de Vilhena para que, juntos, possamos tomar as providências cabíveis.
Texto e Fonte: ACIV
Foto: Ilustrativa