Através de parceria da Prefeitura de Vilhena com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as escolas municipais vão incluir 7,4 mil alunos como inscritos no programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP) em 2019, um aumento de mais de 400% em relação a 2018. Serão 298 turmas beneficiadas, abrangendo estudantes do 1º ao 9º ano, que aderiram de forma espontânea à proposta da Secretaria Municipal de Educação (Semed) junto ao Sebrae.
Outros municípios no Estado também entraram no programa, buscando este destaque como município empreendedor junto ao Sebrae, mas a rede municipal de educação em Vilhena se sobressaiu no projeto, o que rendeu parabenização oficial da superintendência do Sebrae Rondônia, através do ex-governador e atual diretor Daniel Pereira, que fez elogios ao prefeito Eduardo Japonês e ao gerente regional do Sebrae Vilhena, Charif Mohamed.
“A gente mobiliza e o Sebrae capacita. Acreditamos nesta iniciativa. Ao ofertarmos o programa tivemos adesão espontânea de milhares de alunos. São 19 escolas em nossa rede, com exceção da educação infantil, que vão participar do JEPP no próximo semestre”, contou o professor Clésio Costa, secretário de Educação.
“O movimento em toda a rede de educação municipal traz para Vilhena a possibilidade de nos destacarmos nesta mobilização como município empreendedor, visto que a educação financeira entra como uma das temáticas contemporâneas descritas dentro da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, com o JEEP estaremos potencializando os aspectos sociais no currículo de nossos alunos”, explicou a professora Amanda Espíndula, gerente das turmas de 1º a 5º ano, na Semed.
Para marcar a conclusão do JEPP, no segundo semestre, a Prefeitura já planeja a realização da Feira Municipal do Empreendedorismo. Além disso, outra novidade na educação municipal é a realização do Empretec para professores da rede pública. O treinamento é um programa exclusivo do Sebrae, em funcionamento desde 1993, que busca desenvolver características de comportamento empreendedor.
“Os jovens precisam estar mais preparados para a vida e os desafios da fase adulta. Esse programa vai ajudar muito na inserção destes alunos no mercado de trabalho. Vejo que isso tornará educação municipal em Vilhena referência de formação social dos jovens”, completou o prefeito Eduardo Japonês.
Fonte: Semcom