O evento deve reunir cerca de 800 pessoas, incluindo comissão técnica e atletas de todo o Estado. Na Fase Estadual Etapa Paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2019, haverá disputas nas modalidades de futsal, futebol de sete, atletismo, bocha, bocha adaptada, judô, natação e tênis de mesa. A competição ocorrerá no período de 21 a 24 de agosto. A escolha de Vilhena como cidade-sede dos jogos partiu da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a ideia prontamente foi atendida pela prefeitura de Vilhena.
O gerente de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar (Gefacee), professor Ítalo Aguiar, destacou que a cidade de Vilhena promoverá um grande evento esportivo. Disse que o município dará oportunidade para que os portadores de necessidades especiais possam participar de uma atividade esportiva, além de interagir com centenas de pessoas e formar novas amizades.
A definição de Vilhena para sediar os jogos ocorreu na última quarta-feira (27), após reunião entre com o prefeito Eduardo Japonês e a coordenadora Regional de Educação de Vilhena (CRE/VIL), professora Marizete Rover, além de técnicos da Gefacee e da Prefeitura de Vilhena.
Pelo Termo de Cooperação Técnica assinado entre as partes, a prefeitura disponibilizará instalações esportivas adequadas e com manutenção; colocará à disposição cinco ônibus urbano; auxiliará na cerimônia de abertura e participará do Comitê Organizador, com dez servidores disponibilizados para o evento; além de disponibilizar o centro de convivência, o local de alimentação dos atletas, e cooperar com os serviços médicos.
Fonte: Governo de Rondônia