Durante pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Chiquinho da Emater (PSB), cobrou ações imediatas do Governo, através do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), na recuperação das rodovias e estradas de responsabilidade do Estado.
“Boa parte da nossa produção se perdendo, pelas más condições das estradas. É o leite, é a soja e outras culturas, que estão na fase de colheita, que os produtores não podem escoar a produção. E além disso, houve uma troca repentina em todas as direções das residências do DER, sem nenhuma justificativa, não trazendo nada de efetivo”, afirmou.
Chiquinho também disse que “não adianta apenas prometer ou culpar os gestores anteriores. É preciso agir. Em quase três meses de Governo, não temos quase nada de ações concretas realizadas. É preciso reagir e dar uma resposta à sociedade”.
O parlamentar se posicionou ainda contra a saúde indígena ser repassada às prefeituras. “Essas comunidades indígenas precisam ser tratadas com atenção, pois a sociedade brasileira tem uma dívida com elas. E é preciso atuar não apenas na saúde, mas criando um cenário favorável à produção e ao desenvolvimento, como é o caso da cafeicultura, que está ganhando espaço em várias aldeias”.
Ele reclamou ainda da paralisia na documentação das áreas, com a falta de agilidade do Incra. “Os títulos que estão prontos, precisam ser entregues e os produtores, com os documentos em mãos, podem acessar o crédito rural e desenvolver ainda mais a sua atividade produtiva”, concluiu.
Texto: Eranildo Costa Luna – DECOM/ALE
Foto: José Hilde