A 5ª edição do “Dia de Negócios” está programada para acontecer nos dias 15 e 16 de março, no parque de exposições Marcos Donadon, em Colorado do Oeste. O evento é organizado pelo Governo do Estado através da Emater e Seagri, Associação dos Criadores de Colorado do Oeste (Asccol) em parceria com as empresas. O evento irá reunir produtores rurais, empresários, instituições financeiras e cooperativas de créditos, para realização de negócios voltados para a agricultura e pecuária
O supervisor regional da Emater, o Zootecnista Enio Milani, em entrevista ao FOLHA informou, que o objetivo do evento é colocar o produtor rural em contato com as novidades tecnológicas e facilitar o acesso através do crédito rural. As empresas oferecem preços promocionais para os produtores. “O grande objetivo é que o produtor compre máquinas e implementos para que aprimore seu sistema produtivo, aplique mais tecnologia e, consequentemente, mais rentabilidade na atividade que ele executa na zona rural”, disse Milani.
Milani confirmou também que o “Dia de Negócios” contará com a participação de aproximadamente 30 empresas que apresentarão ao público as mais modernas e diferentes tecnologias para o agronegócio. No dia, 15, sexta-feira, começam as negociações a partir das 8 horas da manhã. A abertura oficial ocorre às 11 horas, e as negociações dão continuidade durante a tarde.
No decorrer da programação irão se reunir os secretários municipais de agricultura de todo o Estado, os quais farão visitas ao IFRO e aos produtores rurais contemplados pelo projeto FIV (Fertilização In Vitro), programa do Governo do Estado coordenado pela Emater, juntamente com Ifro e Sicoob.
Às 19:30 horas haverá uma palestra sobre o uso de reprodutores melhorados, avaliados e registrados pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), pelo técnico da entidade de Ji-Paraná, Leonardo Cruvinel Borges.
No sábado, 16, pela manhã, iniciam as negociações entre empresas e produtores, ás 12 horas pausa para o almoço. Após o almoço começa o 3º Leilão de reprodutores JLB onde serão ofertados animais nelores avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), programa da ABCZ, e também animais com avaliação de carcaça pelo método de ultrassonografia.
O veterinário, Wilian Boni, diretor de produção da empresa EmbryoFiv, um dos produtores do Leilão, afirmou que a expectativa para o evento é a melhor possível. “Estamos em uma região altamente pecuária e temos a aprovação dos produtores rurais em relação a qualidade dos produtos em que ofertamos. Segundo o veterinário, seu pai, Jaime Boni, trabalha há 27 anos com a seleção da raça Nelore atuando no melhoramento genético.
Milani informou ainda que durante os dias de evento serão ofertadas diversas formas acessíveis de pagamento pelos bancos, Basa, Banco do Brasil e cooperativas de crédito, Sicoob, Sicredi e Credisis. Os créditos contemplam grandes e pequenos produtores. São linhas de crédito tradicionais como o Pronaf que engloba a grande maioria dos produtores. Enio alerta sobre a importância de os produtores estarem com seus cadastros atualizados nas agências dos bancos participantes para facilitar as negociações no dia do evento.
Segundo Enio nos últimos anos foi movimentado durante o “Dia de Negócios” uma média de R$ 20 milhões, sem contar o Leilão de Gado. No ano de 2017, 12% de todos os tratores comercializados no estado de Rondônia foram adquiridos durante o evento. “Esse ano a previsão é que a gente mantenha a mesma média de volume de negócios dos anos anteriores”, finalizou Milani.
Texto: Celso Barbosa (Estagiário) Foto: Wania Ressutti/Governo de Rondônia Fonte: Folha de Vilhena