Encontrar uma pessoa desaparecida é um drama que aflige milhares de famílias no Brasil. São inúmeras as histórias de parentes que vivem por décadas sem notícias sobre o paradeiro de seus familiares.
Uma das muitas brasileiras que sofrem com a ausência de um membro da família é a moradora de Vilhena, Cleonice Francisco de Andrade, em busca do tio Osmar Francisco da Costa que sumiu em outubro de 1986.
A jovem explica à reportagem do Folha, que na época, Osmar trabalhava cortando cana na usina do limão, que ficava localizado na cidade de Rio Branco (MT). A sobrinha conta que esse foi o último lugar que o tio foi visto.
Segundo Cleonice, antes de Osmar desaparecer, ele estava junto com a mãe dela Marta Jose de Andrade quando, um amigo dele – que não teve a identidade revelada – o chamou para ir trabalhar. “Ele me entregou para minha mãe [Cleonice tinha 40 dias] e falou que ia e depois voltava, porém, nunca mais voltou”, relata apreensiva.
Na ocasião, Osmar e o amigo dele foram para usina trabalhar. Entretanto, dias depois, o ‘colega de trabalho’ reaparece e diz à família de Cleonice, que Osmar havia ido embora. “O amigo dele voltou e alegou que o meu tio não queria saber mais de ninguém da família, porque a minha avó – que era viúva – ia casar de novo. Meu tio não aceitava e foi embora, e esse amigo dele trouxe os documentos para a minha avó”, conta.
Desde a data do desaparecimento, Cleonice explica que a família tem procurado Osmar por todo o Brasil, porém, ressalta, que até hoje não encontraram nenhuma pista que levava ao paradeiro do membro da família. “O maior sonho da minha mãe é reencontrar o meu tio de volta, porque já tem 32 anos que ele esta desaparecido. O maior sonho da gente é conhecer ele, saber onde ele esta, o que ele esta fazendo”, destaca a jovem.
DETALHES DE OSMAR
O desaparecido se chama Osmar Francisco da Costa. Ele nasceu no Espirito Santo, perto do guataxé. Ele morava no cógo do limão. O nome da mãe dele é Luzia Francisca Costa e o pai Sarafin Cassimiro da Costa. A irmã dele se chama Marta Jose de Andrade.
Quem souber qualquer informação que leve ao paradeiro de Osmar Francisco, entre em contato com a família Andrade pelo e-mail: [email protected] ou pelo perfil do facebook de Cleonice: https://www.facebook.com/cleonice.andrade.330.
Texto: Repórter Abel Labajos
Fonte: Folha de Vilhena