Elizangela Gomes Barros, mais conhecida como Elly, emocionou o mundo todo após ser diagnosticada em 2014 com uma doença rara, chamada Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Após um ano do falecimento de Elly, o esposo Edson Barbosa, revelou detalhes emocionantes
Elly Barros começou a sentir os primeiros sintomas da doença em julho de 2014. E no mesmo mês já recebeu o diagnóstico. Edson conta que a mãe de Elly também foi diagnosticada com a mesma doença aproximadamente um ano antes de Elly. Em 11 de julho de 2015 sua mãe veio a óbito.
Ele diz ainda que Elly era uma pessoa muito saudável. Fazia academia e caminhada. O primeiro sintoma da doença foi dor na panturrilha esquerda. Logo depois começou a ter quedas repentinas e paralisou alguns membros de seu corpo do lado esquerdo. Desde a queixa de dor na panturrilha até o diagnóstico se passaram apenas dois meses.
“Logo após aparecer os primeiros sintomas, Elly descobriu que estava grávida. Ela começou a fazer o pré-natal, mas como a doença estava evoluindo rápido demais, o pré-natal foi interrompido logo no começo da gestação”, ressalta Edson.
Ele conta que nessa época ele e Elly se deslocaram até Campinas (SP), onde foi confirmado o diagnostico de ELA e o médico pediu que eles mudassem de Vilhena, para que Elly pudesse receber um tratamento adequado, pois a gravidez era de alto risco para ela e o bebê. Uma semana depois, a família já estava de mudança para Araucária (PR), onde Edson e os filhos residem hoje.
Em janeiro de 2015 eles foram até o Paraguai onde Elly recebeu tratamento com células tronco, mas o tratamento não foi concluído pelo fato de que ela estava muito cansada e preocupada com o bebê, que já tinha sete meses de gestação.
Desde a descoberta da doença, a rotina da família mudou completamente, muitas consultas em várias clínicas, exames e hospitais. Elly então decidiu voltar para o Brasil e fazer o parto.
Em setembro de 2017, Marcos Vinícius de 14 anos, fruto do primeiro casamento de Edson, foi diagnosticado com Linfoma de Burkitti, uma forma agressiva de câncer, e em 30 dias Marcos apresentou metástase. Começava ai, outra luta na vida de Edson.
Seu filho então começou o tratamento com quimioterapia e hemodiálise, ocasião em que perdeu 30 kg em 30 dias, teve infecção generalizada, ficou em coma e foi desenganado pelos médicos.
“Foi um momento muito delicado. Estava com meu filho e minha esposa doente, então pedi a Deus que cuidasse de nós para que eu pudesse cuidar deles”, enfatiza Edson.
Marcos Vinícius hoje está curado, tem uma rotina completamente normal e faz acompanhamento médico a cada dois meses no hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR).
Edson conta que quando estiveram no Paraguai, Elly decidiu abrir uma página no Facebook intitulada “Campanha pela vida de Elly Barros”, pedindo doações para custear o tratamento com células tronco, pois apenas uma sessão custava 100 mil reais e ela precisaria fazer de 3 a 5 sessões.
“Deus usou essa campanha para que pudéssemos nos sustentar durante aquele período. Recebemos doações de alimentos, roupas e principalmente em dinheiro, foram doações do Brasil e de várias partes do mundo, Estados Unidos, Japão, Austrália, Canadá, Nova Zelândia entre outros. Tivemos também o apoio de vários meios de comunicações, o que foi muito importante para nós naquele momento. Desde novembro de 2014 até março de 2018 nós vivemos exclusivamente de doações de pessoas do mundo todo que tem um bom coração”, diz Edson.
No dia 6 de março de 2018, Elly Barros faleceu, e Edson postou um vídeo nas redes sociais onde disse: “ Minha amada não vai sofrer mais nessa terra. Ela foi descansar com o Senhor”. O vídeo teve milhares de visualizações, e Edson recebeu o apoio de muitas pessoas. No mesmo mês, Marcos Vinícius foi declarado curado.
“Depois que a Elly se foi, imediatamente cessaram as doações, eu fui procurar trabalho, passei por momentos bem complicados. Tenho 3 filhos, o Vitor Alexandre com 18 anos, Marcos Vinícius com 15, e o Lucas Gabriel, que dia 27 de fevereiro completou 4 anos. Hoje estamos bem, conto com a ajuda da minha irmã Rute, seu esposo Davi, e a filha deles, Vitória, que me auxiliam nos cuidados com o Lucas Gabriel. Estou trabalhando e estamos muito bem.”
Edson também está palestrando pelo Brasil, a palestra Cinco Sonhos conta a história de Elly e Marcos Vinícius antes e depois das doenças. Ele conta também sua trajetória com Elly desde o momento em que se conheceram até sua partida. Ele fala da doença, dos sonhos que ela tinha e pôde realizar ainda saudável, os momentos difíceis que passaram e a superação.
O marido de Elly diz que apesar da situação, acreditava que Elly fosse curada. Edson ainda diz que Elly tinha muita fé em Deus, e ele acredita que isso tenha trazido mais conforto a ela.
“Elly tinha muita fé. Eu perguntava a ela como ela poderia ser feliz estando presa ao próprio corpo, e ela me dizia: Eu amo a Deus e Deus me ama. Eu amo a minha família e minha família me ama. Mesmo naquela condição, ela não desistiu de viver. Ela fazia questão que eu dissesse para as pessoas que a visitavam que ela era muito feliz. O amor fazia com que Elly fosse feliz”, finaliza Edson.
Edson estará palestrando em Vilhena no dia 13 de abril, os ingressos poderão ser adquiridos no site www.sympla.com.br/cinco-sonhos__456765.
Confira alguns vídeos sobre a história de Elly:
Fonte: Click Mais Rondônia