Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Acreanos visitam Rondônia para conhecer cultivo de soja


Banner


Foto: Assessoria

Uma comitiva de homens do campo moradores do estado do Acre visitou o Estado de Rondônia para conhecer de perto a realidade da cultura da soja. O evento começou na capital, Porto Velho, onde o grupo foi recebido pelo secretário de estado da agricultura, Evandro Padovani, o governador e vice, Marcos Rocha e José Jodan (ambos PSL) respectivamente, além de representantes de classe do agronegócio e produtores estaduais.

O grupo acreano, liderado pelo secretário de estado da agricultura do estado, Paulo Wadt já está iniciando na cultura da soja, mas percorreu Rondônia para saber detalhes relacionados à cadeia produtiva como processo de logística, preços, arrendamento de terras, integração lavoura-pecuária, e também os vários tipos de cultivares existentes em solo rondoniense.

Um dos pontos mais importantes da visita foi às propriedades do grupo Masutti, Bagattoli e Comirar, no Município de Vilhena. Nas propriedades, os produtores acreanos conheceram um confinamento de grande porte, além de detalhes da colheita e plantio de soja e também da cultura do algodão, que já está presente no estado de Rondônia. O presidente da Aprosoja, Juca Masutti agradeceu aos produtores pela visita e relatou a importância desse tipo de evento. “O homem do campo tem que estar trocando informações o tempo todo. Faz parte do processo evolutivo da terra, e gera melhoramento das lavouras. Hoje o Acre vem a Rondônia em busca de informação e referência. Mas amanhã nós podemos fazer o caminho para ir até eles em busca da mesma coisa. Todos saem ganhando com isso”, explicou.

- Advertisement -
- Advertisement -

A segunda fase da visita aconteceu no município de Cerejeiras, onde o grupo reuniu-se com membros da COOPAMA, que através do seu presidente, Fábio Andreazza, apresentaram um extrato de todo processo de produção de lavouras. Ao final do evento, na manhã desta terça-feira, 15, o grupo visitou a estação experimental da AgroFarm, coordenado pelo Engenheiro Agrônomo e pesquisador, Hugo Dan. Os acreanos conheceram as mais variadas formas de cultivares, e as últimas tendências tecnológicas relacionadas à produção. Após a visita, o grupo seguiu para a estação do grupo Boasafra, para conhecer de perto o trabalho desenvolvidos pelos profissionais de empresa.

- Advertisement -

PECUÁRIA

Os acreanos que visitaram o estado de Rondônia nesta semana são especialistas em pecuária, mas têm total interesse em investir na agricultura. De acordo com dados fornecidos pela comitiva, o Acre tem o estado de Rondônia como referência no assunto e atualmente possui cerca de três mil hectares de plantação de soja, marca ainda pequena, mas que pode evoluir exponencialmente. Isso porque, segundo o secretário de estado da agricultura do estado, Paulo Wadt, o novo governo acreano está apostando muito no desenvolvimento do agronegócio a fim de impulsionar o estado.

PARCERIA

O Governo do estado de Rondônia acompanhou todos os eventos do grupo sob a representação de liderança do vice-governador, Zé Jodan (PSL) que também é produtor rural. Em sua fala, Jodan enalteceu a importância do agronegócio para o desenvolvimento econômico do estado e defendeu a criação de novas cultura nos campos acreanos. De acordo com seu entendimento, o campo gera riqueza para a cidade e o desenvolvimento do setor proporciona novos empregos e oportunidades à população.

 

Fonte: Assessoria

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z